Transporte por moto: quedas e colisões com ocupantes de motocicletas forçam o Brasil a agir
Mortes e mutilações de ocupantes de motocicletas explodem no País com o crescimento vertiginoso dos aplicativos de transporte com motos

O jogo da segurança viária já foi perdido. O tempo passou, a crise econômica prevaleceu sobre a lógica do transporte de passageiros seguro - para salvar vidas no trânsito - e coletivo - para salvar as cidades em que vivemos. A omissão dos gestores públicos - governo federal e, especialmente prefeitos - alimentou a explosão livre e com pouquíssimas regras do serviço de transporte com motos via aplicativo, o já famoso Uber e 99 Moto.
Parece um caminho sem volta. O sentimento é de que, agora, depois que as plataformas chegaram a quase 4 mil municípios brasileiros - incluindo as médias e grandes cidades e pelo menos 24 das 27 capitais do País -, não há mais como proibir o serviço. O preço político será muito alto e poucos gestores vão ter coragem de enfrentá-lo. Veja o exemplo da cidade de São Paulo, que desde 2023 tenta impedir o início oficial do serviço na capital.
A única arma para enfrentar a epidemia que o Brasil voltou a viver no pós-pandemia de covid-19 em suas ruas, avenidas e rodovias com as quedas e colisões de ocupantes das motocicletas é entrar em outra guerra: buscar a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, o que também será extremamente desgastante, inclusive administrativamente, exigindo muita análise das equipes técnicas, e passível de inúmeras e prolongadas disputas judiciais.
Mas algo precisa ser feito. Os números de mortes e ferimentos dos ocupantes das motos são a principal razão. Além disso, o custo dessa matança e mutilação de pessoas - muitas jovens - também é assustador.
Preocupado com a urgência dessa discussão, que ganhou força exatamente nos últimos cinco anos - quando os apps de transporte de passageiros com motos começaram a operar no Nordeste brasileiro - o Jornal do Commercio volta a abordar o tema em mais uma série de reportagens sobre os impactos e danos do Uber e 99 Moto para a saúde pública e a segurança viária do Brasil.
Confira o resumo em áudio da primeira reportagem da série Transporte por moto: O Brasil precisa enfrentar:
Agora sob o título Transporte por moto: O Brasil precisa enfrentar, a Coluna Mobilidade escutou especialistas em trânsito e transporte público, médicos, vítimas de quedas e colisões, condutores e passageiros, além das plataformas que oferecem o serviço, sobre o problema, as causas e as soluções para esse enfrentamento.
CONFIRA todas as reportagens da série Transporte por Moto: O Brasil precisa enfrentar:
Transporte por moto: Plataformas pedem mais fiscalização pública no trânsito para evitar quedas e colisões no serviço
Transporte por moto: No Recife, Justiça proibiu a prefeitura de fiscalizar os aplicativos de transporte com carros, enquanto motos seguem livres
Transporte por moto: A pesada e perigosa rotina dos motoqueiros de aplicativo
Transporte por moto: Brasileiros trocam transporte público por aplicativos de motos em busca de conforto e agilidade
Transporte por moto: Aplicativos de moto viraram as kombis lotação do passado em danos e impactos
Transporte por moto: Poucas exigências de segurança pelas plataformas multiplicam o perigo nas ruas
Transporte por moto: Após a queda, a luta pela volta à vida. O desafio da reabilitação para vítimas de amputação nas motos
Transporte por moto: Ocupantes de motos representam mais de 80% das vítimas atendidas pelo SAMU no Grande Recife