Uber e 99 Moto: morte de passageira faz Justiça voltar a proibir aplicativos de transporte com motos em São Paulo
Prefeitura de São Paulo instalou faixa na avenida onde passageira morreu atropelada em mais um alerta sobre os riscos do serviço de mototáxi digital

A Justiça de São Paulo voltou a determinar a proibição das operações de transporte de passageiros por motocicletas pelos aplicativos Uber e 99 na capital paulista. A decisão, que já havia sido proferida em janeiro e teve desdobramentos ao longo do ano, foi mantida e reforçada após a morte de uma passageira durante uma corrida de 99 Moto, no sábado (24/5), na área central de São Paulo.
A passageira foi lançada para fora da motocicleta após a colisão com a porta de um carro de aplicativo, aberta repentinamente por um passageiro, e morreu atropelada por um motorista que trafegava na mesma Avenida Tiradentes, no Bom Retiro. A liminar anterior havia sido suspensa por uma decisão do Tribunal de Justiça (TJSP), mas a recente tragédia levou a 11ª Vara da Fazenda Pública da capital a reafirmar o bloqueio.
O atropelamento reacendeu o debate sobre a segurança e a regulamentação desses serviços e deu mais munição à Prefeitura de São Paulo para exigir a suspensão judicialmente. A gestão do prefeito Ricardo Nunes, inclusive, colocou uma faixa no local nesta segunda-feira (26) anunciando a morte da jovem de 22 anos (Larissa Barros Maximo Torres) e destacando a insegurança do Uber e 99 Moto.
As faixas, instaladas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), tinham uma mensagem clara: "A CET registrou neste local a morte de uma passageira que usava o serviço de mototáxi da empresa 99. O serviço de mototáxi é proibido - preserve a vida." O objetivo, segundo a CET, foi conscientizar os moradores sobre os riscos inerentes a esse tipo de transporte, que tem operado na capital mesmo sem regulamentação e, por vezes, com aval judicial.
A Polícia Civil confirmou que o sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT e o CTB) que vitimou a passageira foi causado por um ocupante de outro veículo que abriu a porta, atingindo a motocicleta. Na ocasião, a 99 Moto havia se manifestado, afirmando que ofereceu suporte integral aos envolvidos e que colaborava com as investigações.
CUSTOS COM VÍTIMAS DAS MOTOS
A preocupação da prefeitura com o transporte por mototáxi não se limita aos recentes acontecimentos. Dados da CET revelam um custo significativo com vítimas de sinistros com motos na cidade. Em 2024, São Paulo gastou R$ 35 milhões com sinistros envolvendo motociclistas. Além disso, foram registradas 4.084 internações hospitalares na rede municipal de saúde em decorrência dessas colisões e quedas no ano passado. Até março de 2025, esse número já atingiu 1.026 internações, ressaltando a urgência de medidas mais eficazes.
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A nova proibição judicial coloca novamente em xeque o futuro do Uber Moto e 99 Moto em São Paulo. A expectativa, inclusive, é de que o impasse jurídico continue, enquanto a gestão Ricardo Nunes busca garantir a segurança dos cidadãos e a regulamentação de um serviço que se popularizou rapidamente, mas que ainda não tem normas claras e abrangentes. Na tarde desta terça-feira (27), as plataformas anunciaram que iriam deixar de oferecer o serviço na capital paulista para atender à determinação judicial.
Desde 2023, foi criado o Decreto Municipal 62.144 proibindo a utilização de motocicletas para transporte individual remunerado de passageiros por aplicativos na cidade. Porém, em várias decisões, a Justiça já permitiu o serviço dizendo que o decreto do prefeito Ricardo Nunes não se sobrepõe à legislação de trânsito federal, que permite o serviço em outras cidades e dá às prefeituras municipais apenas o poder de fiscalizar e regulamentar esse tipo de serviço.
RETROSPECTIVA DA BATALHA JUDICIAL
A proibição do transporte de passageiros por motocicletas via aplicativos não é um episódio isolado. A Prefeitura de São Paulo tem travado uma intensa batalha judicial com as plataformas, buscando a regulamentação e a garantia da segurança dos usuários.
Veja uma retrospectiva em tópicos:
Fases Iniciais (2023 - 2024):
- Lançamento e Imediata Reação da Prefeitura (Início de 2023):
-Janeiro de 2023: Uber lança o serviço Uber Moto em São Paulo
- Fevereiro de 2023: 99 lança o 99 Moto
- Prefeitura alega que o serviço é irregular, pois a Lei Municipal nº 12.468/1997 proíbe o transporte remunerado individual de passageiros em motocicletas, exceto mototáxis regulamentados. Entendimento de que o transporte por aplicativo se enquadra na mesma categoria.
Ações Iniciais: A Prefeitura notifica as empresas e busca medidas judiciais para proibir o funcionamento do serviço.
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Janeiro de 2025: A Prefeitura de São Paulo obtém a primeira liminar judicial que proíbe o serviço de Uber Moto e 99 Moto na capital, iniciado naquele mesmo mês. A medida visava proteger os usuários devido à ausência de regulamentação específica para o transporte de passageiros em motos.
Fevereiro de 2025: As plataformas de transporte recorrem da decisão. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspende a liminar, permitindo que os serviços de Uber Moto e 99 Moto continuassem operando. A suspensão gerou controvérsia e preocupação por parte das autoridades municipais.
Março de 2025: A Prefeitura de São Paulo reafirma sua posição contrária à operação dos serviços sem regulamentação, alegando riscos à segurança pública e à concorrência leal com o transporte por carros e táxis.
Maio de 2025: A morte de uma passageira em uma colisão durante uma corrida de aplicativo de moto impulsiona a 11ª Vara da Fazenda Pública a restabelecer a proibição. A decisão recente destaca a urgência de uma solução definitiva para a questão da regulamentação.