Santa Cruz | Notícia

SAF do Santa Cruz: Comissão Fiscal dá parecer favorável; entenda próximos passos

Processo segue em andamento e irá passar para o Conselho Deliberativo do Tricolor do Arruda. Último passo será a Assembleia dos Sócios

Por Luiz Antônio Sotero Publicado em 19/09/2025 às 17:54 | Atualizado em 19/09/2025 às 18:50

A Comissão Fiscal do Santa Cruz emitiu parecer favorável à proposta de constituição da SAF tricolor. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta sexta-feira (19/09) e antecede as deliberações do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral do clube.

O parecer formal e assinado, segundo o comunicado oficial, será apresentado até a próxima terça-feira (23/09).

O aval da Comissão Fiscal é uma exigência estatutária e ainda não conclui o processo. Ele atesta que a documentação econômico-financeira e jurídica está apta a seguir para os órgãos deliberativos.

Na prática, destrava a etapa seguinte, que é a votação no Conselho, e, por fim, a apreciação final em Assembleia dos sócios. Pelo cronograma, após o parecer do conselho fiscal, o Conselho Deliberativo tem 8 dias para analisar a SAF. Após isso, haverá o parecer do órgão. 

Após isso, serão mais 45 dias para a convocação da Assembleia Geral Extraordinária de Sócios, que também dará o seu parecer.

Na semana passada, no dia 10 de setembro, o Santa Cruz convocou coletiva para apresentar detalhes da SAF, como o investimento nas obras emergenciais do Arruda, a criação do CT e o investimento no futebol.

Anunciada em fevereiro deste ano, a SAF do Santa Cruz já passou por várias questões, como o debate sobre o Arruda, além de polêmicas envolvendo os seus gestores - dois deles anunciaram a saída durante o processo de constituição da SAF.

Na resolução da questão sobre o Arruda, o acordo foi fechado após o quinto aditamento. A princípio, o estádio teria a cessão de uso dada aos investidores por um período de 100 anos (50 iniciais renováveis por mais 50). Porém, tal negociação foi travada por essa questão do tempo envolvido. Lembrando que há uma lei municipal de 1952 que impede a alienação ou doação do equipamento em definitivo, uma vez que o terreno foi cedido ao Santa Cruz pela Prefeitura do Recife.

Uma das soluções foi reduzir esse tempo de cessão de uso, que agora é de 35 anos mais 35 anos. Outro ponto alterado diz respeito às garantias de investimento no equipamento. Bruno Rodrigues revelou na Rádio Jornal o que foi resolvido, destacando valores e tempo de investimento.

O que foi analisado pela Comissão Fiscal

Segundo a nota oficial, o Conselho Fiscal avaliou:

  • Contrato de Compra e Venda de Ações sob Unidade Produtiva Isolada (UPI);
  • Compromisso de Investimento e Outras Avenças;
  • As alterações do 5º Aditamento ao contrato

O movimento ocorre em meio ao processo de transformação do departamento de futebol em SAF e ao anúncio de aporte de R$ 36 milhões para a próxima temporada para ações relativas ao campo, além de investimentos na estrutura do Estádio do Arruda.

Confira a nota oficial

A Comissão Fiscal do Santa Cruz FC, através do presidente Manoel Junior, comunica: neste dia 19/09/2025, a referida comissão reuniu-se com todos os seus membros efetivos para analisar o Contrato de Compra e Venda de Ações sob Unidade Produtiva Isolada, o Compromisso de Investimento e Outras Avenças, bem como as alterações aplicadas pelo 5º Aditamento ao referido contrato.

O material foi submetido a esta Comissão Fiscal em razão de exigência estatutária, como etapa prévia às deliberações do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral. Após a análise da documentação apresentada, o parecer foi considerado FAVORÁVEL, ficando definido que, até terça-feira, 23/09/2025, será emitido o parecer formal e assinado.

Manoel Junior

Presidente da Comissão Fiscal – Santa Cruz FC

Compartilhe

Tags