Agenda | Notícia

José de Abreu estreia peça "A Baleia" no Teatro Luiz Mendonça, no Recife

Após mais de uma década longe dos palcos, José de Abreu retorna ao teatro com a peça A Baleia, que estreou trazendo à cena temas como intolerância

Por Catêrine Costa Publicado em 31/07/2025 às 23:52

Clique aqui e escute a matéria

O Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, recebe a partir desta quinta-feira (31) o aguardado retorno de José de Abreu aos palcos, com a estreia da peça A Baleia. O espetáculo segue em cartaz até o dia 3 de agosto.

Após mais de dez anos longe dos palcos, o consagrado ator volta a encenar uma peça, dando vida ao protagonista da obra escrita por Samuel D. Hunter — texto que ganhou projeção internacional ao ser adaptado para o cinema em 2022, no filme estrelado por Brendan Fraser.

Com tradução e direção de Luís Artur Nunes, parceiro de longa data de José de Abreu, A Baleia chega ao Recife abordando temas contemporâneos como intolerância religiosa, homofobia, culpa, empatia e reconexão. “A peça é encharcada de emoção e estruturada como uma narrativa em mosaico, o que a torna ainda mais potente no palco”, afirma o diretor.

Na trama, o ator interpreta um professor recluso que vive com obesidade severa e tenta se reconectar com a filha adolescente. Para dar vida ao personagem, Zé de Abreu passa por um intenso processo de caracterização, com uso de prótese facial e figurino com enchimento climatizado, sob os cuidados do figurinista Carlos Alberto Nunes e da visagista Mona Magalhães.

O elenco conta ainda com Luisa Thiré, Gabriela Freire, Eduardo Speroni e participação especial de Alice Borges. A montagem traz cenografia de Bia Junqueira, iluminação de Maneco Quinderé e trilha sonora assinada por Federico Puppi.

Serviço

Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu)
De 31 de julho a 03 de agosto
Quinta e sexta às 20h | Sábado e domingo às 18h
Vendas online: Compre aqui
Classificação indicativa: 14 anos

Compartilhe

Tags