Com Raquel Lyra no Sertão, Priscila Krause representa Estado em visita de Lula e fala sobre as agendas
A vice-governadora participou, nesta quinta-feira (14), da cerimônia de inauguração da fábrica da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata Norte

Clique aqui e escute a matéria
Apesar de uma agenda cheia do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (14), em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) não esteve presente em nenhum dos três compromissos presidenciais no estado: inauguração da fábrica da Hemobrás, em Goiana; lançamento do programa 'Agora Tem Especialistas', em um hospital particular no Recife; além da entrega de títulos de regularização fundiária na comunidade de Brasília Teimosa.
De acordo com a vice-governadora, Priscila Krause (PSD), que representou o governo do Estado na cerimônia de inauguração da fábrica da Hemobrás, localizada em Goiana, na Mata Norte, Raquel Lyra tinha compromissos no Sertão do Estado e acabou impossibilitada, logisticamente, de estar ao lado do presidente Lula.
"Infelizmente não foi possível conciliar essa agenda do presidente. A governadora já tinha uma agenda no Sertão nesta quinta (14), em Petrolina e Ouricuri. Na sexta (15), ela estará em Salgueiro e Floresta, e por isso não foi possível mudar a agenda, que é um processo de escuta que nós fazemos e uma prestação de contas à população. Foram agendas confirmadas em cima da hora e não teve a possibilidade de organizar a logística", explicou Priscila Krause.
Diante da ausência de Raquel Lyra nos eventos em que Lula esteve presente em Pernambuco, Krause aproveitou a inauguração da fábrica da Hemobrás para justificar ao presidente sobre o impedimento da governadora. "O presidente já sabia da impossibilidade de a governadora comparecer, mas também fiz questão de relatar isso para ele", disse.
Agenda da governadora no Sertão
O compromisso de Raquel Lyra que a vice-governadora se referia foi o início do programa 'Ouvir para Mudar 2025'. A governadora autorizou, nesta quinta-feira (14), mais de R$ 60 milhões em obras hídricas no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a ampliação de sistema produtor e a instalação de Estação de Tratamento de Água.
"Hoje, viemos ao município de Petrolina para fazer um balanço das entregas feitas nos últimos anos e assinamos ordens de serviço que dialogam com o acesso à água, irão atender a escolas da Rede Estadual de Ensino e permitir a instalação do Porto Digital no município. Entregaremos a LOA no início de setembro e, a cada semana, faremos esta escuta qualificada para direcionar os recursos estaduais para onde é necessário”, destacou Raquel.
Na primeira rodada de escuta popular, a gestora estadual apresentou um balanço das ações que já foram executadas pelo Governo de Pernambuco nos últimos anos na região e abriu espaço para a população elencar as iniciativas que serão prioridades para o Estado em 2026. Ainda foi firmado um protocolo de intenções com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para implantação de um HUB de inovação que será gerido pelo Porto Digital em Petrolina.
Nesta sexta-feira (15), a governadora Raquel Lyra dará continuidade à agenda do Ouvir Para Mudar, em Salgueiro e Floresta, no Sertão. No evento, moradores vão poder votar nas iniciativas e obras que serão prioridades para o Estado no próximo ano. Além disso, também será feito um balanço das ações realizadas pela gestão.