Incêndio: Pai é suspeito de tocar fogo em casa e matar a mulher e os quatro filhos em comunidade da Zona Oeste do Recife
Suspeito de ter iniciado o incêndio é companheiro da vítima e quase foi linchado pelos moradores. Quase toda a comunidade foi afetada pelo fogo
Clique aqui e escute a matéria
Cinco pessoas - a mãe e quatro filhos de 2 meses, 2, 4 e 5 anos - morreram num incêndio, provavelmente criminoso, ocorrido na comunidade Icauã, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, na manhã deste sábado (29/11). O companheiro da mulher, identificada como Isabele Gomes de Macedo, 40 anos, e pai das crianças, foi preso em flagrante suspeito de ter iniciado o fogo.
O incêndio aconteceu por volta das 12h30. O homem, inclusive, estava sendo espancado pela comunidade quando a Polícia Militar chegou ao local e por pouco não foi linchado (quando a pessoa é agredida fisicamente até a morte). Devido aos ferimentos, teve que ser socorrido. Ele foi identificado como Agnaldo José Alves, 39 anos.
Uma moradora que conversou com o JC contou que o casal estaria discutindo antes do início do incêndio e que o suposto autor do fogo estaria embriagado, o que reforça a tese de que o incêndio foi provocado. As crianças seriam três meninos e uma menina.
As primeiras informações são de que o morador teria tocado fogo na residência da própria família, onde estariam a mulher e os filhos,. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou as mortes e a prisão do homem, mas não informou detalhes sobre as vítimas. De acordo com a Defesa Civil do Recife, pelo menos 20 das 30 casas da comunidade foram atingidas pelo fogo.
A comunidade Icauã é uma ocupação do Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem-Teto (Must) e praticamente todas as construções são de madeira, sem qualquer infraestrutura segura, o que facilitou a ampliação rápida do fogo. A ocorrência foi registrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que segue nas investigações.
Confira a nota da SDS:
“Na tarde deste sábado (29), equipes do 12º BPM foram acionadas para uma ocorrência, nas proximidades da UPA da Caxangá. A equipe isolou a área e solicitou imediatamente o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) para o incêndio que estava ocorrendo.
O CBMPE deslocou três viaturas de combate a incêndio, uma de salvamento, uma de resgate e três viaturas de Comando Operacional, totalizando 26 militares.
As chamas foram controladas e as equipes seguem no local realizando rescaldo e novas varreduras. Até o momento, foram confirmadas cinco vítimas fatais.
As forças de segurança prenderam em flagrante delito o suspeito de atear fogo, morador do local. Ele estava sendo linchado pelos moradores e foi encaminhado para uma unidade hospitalar.
A ocorrência foi registrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde seguem as investigações. A perícia no local será realizada pela Polícia Científica de Pernambuco nos próximos dias”.