Compesa vai suspender água por 72h em bairros do Grande Recife para manutenção
Um dos objetivos da iniciativa é ampliar eficiência do sistema com a recuperação de 200 litros de água por segundo, beneficiando 2 milhões de pessoas

Clique aqui e escute a matéria
Os municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho serão afetados por uma manutenção preventiva da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no Sistema Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, e vão ficar sem água por cerca de 72 horas. Essa é a primeira manutenção preventiva realizada na maior unidade produtora de água de Pernambuco desde que entrou em operação, há 15 anos, sendo realizada a revisão de todos os seus componentes operacionais com vistas a melhoria da performance operacional do empreendimento.
A paralisação será iniciada às 20h da terça-feira (22) e irá permitir que a Compesa execute as diversas ações preventivas e corretivas planejadas em todas as unidades operacionais que compõem o sistema. As intervenções vão ampliar a eficiência do Sistema Pirapama, com a recuperação de mais 200 litros de água por segundo que serão acrescidos ao sistema, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas. Além dos ajustes operacionais para aumento da produção e melhoria da performance do sistema, as intervenções terão caráter preventivo, a fim de evitar paralisações emergenciais futuras, sem possibilidade de aviso prévio à população quando elas ocorrem.
Como as ações não podem ser realizadas com o sistema em operação, será necessário suspender temporariamente o abastecimento de água em localidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Os serviços serão iniciados às 8h da próxima quarta-feira (23), que vão durar 48 horas. No entanto, a paralisação do sistema começa 12 horas antes, já na noite da terça-feira (22), para o esvaziamento das tubulações.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 22h da quinta-feira (24), com mais 12 horas necessárias para o retorno do sistema, enchimento de reservatórios e adutoras. O início do processo de regularização da distribuição está previsto para a sexta-feira (25), que ocorrerá gradualmente, e de acordo com o calendário de abastecimento nas áreas aonde há rodízio.
“O planejamento desta paralisação vem sendo traçado há meses e vai envolver uma força tarefa estruturada com profissionais de diversas áreas, que irão atuar de forma continua, sem interrupção, para que tudo ocorra dentro do cronograma previsto. Escolhemos o mês de julho para a execução desses serviços por ser um período de férias escolares, minimizando os impactos na sociedade”, explicou o presidente da Compesa, Alex Campos.
Serviços para melhoria do sistema de abastecimento
Com a paralisação total de Pirapama, a Compesa realizará diversos serviços simultâneos com o objetivo de garantir mais segurança e eficiência ao sistema, melhoria da qualidade da água e redução dos custos com produtos químicos, a partir da instalação de novas tecnologias para o melhor aproveitamento destes insumos no tratamento da água.
Também será possível ampliar o abastecimento de água para as localidades de Marcos Freire e UR-11, Ibura, no município de Jaboatão. Será executada uma obra para interligação de uma nova subadutora à adutora de 1200mm de Pirapama, iniciativa que vai permitir a melhoria o abastecimento de água para cerca de 25 mil moradores dessas comunidades, numa primeira etapa.
A ação resultará em um incremento de 60 litros de água por segundo após serviços complementares que ainda serão necessários para que a população receba o benefício, que será a eliminação do rodízio em Marcos Freire e redução do calendário na UR-11.
O Sistema Pirapama é responsável por 34% da produção de água distribuída na Região Metropolitana do Recife e a Compesa reconhece o impacto da interrupção no dia a dia da população. Por isso, está comunicando com antecedência para que todos possam se programar. Manutenções preventivas são fundamentais para o bom funcionamento do sistema, assim como revisões periódicas são essenciais para a saúde.
Confira as áreas afetadas:
Recife
Áreas afetadas com falta de água:
- Afogados
- Aflitos
- Areias
- Bairro do Recife
- Barro
- Boa Viagem
- Bongi
- Brasília Teimosa
- Cabanga
- Caçote
- Coelhos
- Curado
- Derby
- Espinheiro
- Estância
- Graças
- Ibura
- Imbiribeira
- Ilha do Leite
- Ipsep
- Jardim Guararapes
- Jardim Jordão
- Jardim São Paulo
- Jiquiá
- Joana Bezerra
- Jordão
- Madalena
- Mangueira
- Mustardinha
- Paissandu
- Parte da Encruzilhada
- Parte do Cordeiro
- Pina
- Prado
- San Martin
- Sancho
- Santo Amaro
- Santo Antônio
- São José
- Setúbal
- Soledade
- Tijipió
- Torre
- Zumbi
Jaboatão dos Guararapes (falta de água)
- Barra de jangada
- Cajueiro Seco
- Candeias
- Comportas
- Curcurana
- Jardim Prazeres
- Lagoa das Garças
- Massangana
- Massaranduba
- Muribeca
- Piedade
- Prazeres
- Sotave
- Tieta
Cabo de Santo Agostinho (falta de água)
Todo o município, exceto as localidades de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu (abastecidas por outro sistema).