Chuvas em Pernambuco: Apac renova estado de observação para Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata
Agência alerta sobre acumulados de chuva significativos na Zona da Mata Sul; Grande Recife, Mata Norte e Agreste também devem ser afetados

Clique aqui e escute a matéria
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um aviso meteorológico para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Sul e Zona da Mata Norte, que prevê chuvas moderadas e coloca as três regiões sob estado de observação até o meio-dia da terça-feira (15).
Tempo em Pernambuco sofre instabilidade constante
Os pernambucanos já estão acostumados a lidar com a instabilidade do tempo. Pela manhã desta segunda-feira (14), a Apac previa chuvas fracas para a RMR e Matas Sul e Norte. Ao longo da semana, a tendência era de estiagem.
Entretanto, pouco após o meio-dia, a agência emitiu um aviso meteorológico que colocou essas três regiões em estado de observação, alertando a população sobre acumulados de chuva significativos durante a tarde, especialmente na Mata Sul.
O alerta explica que a intensificação das chuvas se deve à circulação vinda do oceano, e pode afetar o tempo também no Agreste, que deve ter uma tarde nublada e com precipitação fraca a moderada.
Contato da Defesa Civil do Recife
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelos telefones 0800.0813400 e 3036-4873. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.