Orla de Jaboatão terá 358 novos pontos de iluminação e pode ganhar Wi-Fi público e espaços de lazer
Gestão municipal deu início ao projeto para a instalação de 358 novos pontos de iluminação nas orlas de Piedade e Barra de Jangada

Clique aqui e escute a matéria
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes assinou uma ordem de serviço, na última sexta-feira (11), para novos investimentos de requalificação da orla do município.
Em encontro com a presidência da Enel Brasil, a gestão municipal deu início ao projeto para a instalação de 358 novos pontos de iluminação nas orlas de Piedade e Barra de Jangada, além de melhorias no calçadão e a criação de espaços de lazer.
Também foram discutidas a implementação de novas tecnologias em Jaboatão dos Guararapes, como luminárias com câmeras integradas, Wi-Fi público e sistemas de telegestão para monitoramento da iluminação.
A reunião foi realizada pelo prefeito Mano Medeiros, acompanhado do presidente da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública do Jaboatão (Emlume), Daniel Nascimento, e do diretor Paulo Lages, com o presidente da Enel Brasil, Antonio Scala, e com o diretor da Enel X, Pedro Paulo Morais, head de B2G.
A Enel X é uma das empresas - junto à Mobit e Selt - que forma o consórcio que venceu o leilão da iluminação pública de Jaboatão, em 2022. O grupo é responsável pela modernização da rede pública de iluminação da cidade com implantação de lâmpadas de LED.
Orla enfrenta problemas antigos
Nos mais de 8 km de extensão, de Piedade a Barra de Jangada, a orla de Jaboatão dos Guararapes enfrenta problemas históricos pela falta de infraestrutura adequada que atenda às necessidades da população.
A insegurança e a falta de banheiros públicos ou chuveiros, por exemplo, fazem com que moradores e visitantes não tenham suporte para circular pela faixa de areia.
Em entrevista ao SJCC no último mês de janeiro, o secretário municipal Daniel Pessoa contou que o projeto de requalificação da orla está dividido em quatro etapas: a primeira já foi entregue e as outras devem ser concluídas até o segundo semestre deste ano.
De acordo com ele, estão previstos serviços de:
- Drenagem
- Pavimentação
- Academias
- Ciclofaixas
- Construção de espaços públicos de convivência
- Banheiros
Demanda recorrente - e antiga -, a construção de banheiros deve se tornar uma realidade em breve. “Não havia banheiros, mas agora a realidade é outra. Já foram adquiridas todas as licenças necessárias e o início das obras estão previstas para o primeiro semestre”, disse. Segundo o secretário, serão dez banheiros em toda a extensão da orla.
O investimento da gestão se estende à segurança. “As ações preventivas têm sido feitas, como iluminação pública e a circulação de equipes da Guarda Municipal, que colabora com esse papel que é do estado”, finalizou.