CHUVAS | Notícia

Chuvas: apesar da trégua, previsão segue sendo de chuvas fortes para o Litoral de Pernambuco até pelo menos terça-feira (20)

Segundo previsão da Apac, canal de umidade associado à frente fria deve manter chuvas fortes no Grande Recife e parte da Zona da Mata

Por Roberta Soares Publicado em 18/05/2025 às 8:43 | Atualizado em 18/05/2025 às 13:07

Apesar de a Região Metropolitana do Recife (RMR) ter amanhecido mais uma vez com sol neste domingo (18/5) - após dias de chuvas intensas e acima da média para o mês de maio, atingindo quase 300 milímetros, a previsão segue sendo ruim. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a capital e outras áreas do Litoral pernambucano devem voltar a enfrentar precipitações moderadas a fortes até, pelo menos, a próxima terça-feira (20).

A previsão foi apresentada à imprensa na manhã de sábado (17) pela Apac e segue sem alterações por enquanto. Segundo a presidente da agência, Suzana Montenegro, o fenômeno que as regiões têm vivenciado está sendo provocado por um canal de umidade que está se formando devido à chegada de uma frente fria. E as chuvas devem atingir, principalmente o Leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata Norte e Sul.

"Nós temos um canal de umidade que está chegando por meio de uma frente fria. Já entrou por Alagoas e chegou em Pernambuco a partir da noite de sábado (17), com intensificação na madrugada, ao longo do domingo e até terça-feira, pelo menos", alertou Suzana Montenegro. A região Agreste também deve ser atingida, mas com menor intensidade.

ATUALIZAÇÕES SERÃO FEITAS DIARIAMENTE, GARANTE APAC

Junior Souza/JC
Rua Conego Barata, próximo a Ferreira Costa, na Tamarineira - Junior Souza/JC
JUNIOR SOUZA/JC
Trecho da Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro, alagado - JUNIOR SOUZA/JC

A orientação da Apac é que a população acompanhe as atualizações diárias por meio dos canais oficiais da instituição. "Todas as informações do monitoramento da previsão, não só do sistema meteorológico, mas também dos rios e reservatórios, são disponibilizadas na página da internet da Apac e também no nosso canal do Instagram", informou.

Quando há risco mais elevado, os alertas são emitidos em três níveis: amarelo (atenção), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). "Temos uma divulgação muito clara por cores, que simbolizam as categorias: sem chuva, fraca, moderada e forte. Tudo isso está muito bem explicado na nossa divulgação", reforçou Suzana Montenegro.

Além dos canais da Apac, os alertas também são divulgados pela Defesa Civil estadual e podem ajudar a população a se preparar para eventuais transtornos.

 

Compartilhe