Previsão de mais chuvas faz Prefeitura do Recife realizar operação preventiva nas áreas de risco nos morros
Com chuvas acumuladas em 250 milímetros e previsão de fortes precipitações até domingo (18), Prefeitura realiza ação em 10 localidades de morros

Populações de dez localidades de morros do Recife estão recebendo a visita de servidores de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife para orientar sobre prevenção às chuvas.
De acordo com a PCR, o objetivo é garantir a proteção dos moradores das áreas de risco, em função do acumulado das chuvas, que já ultrapassa os 250 milímetros em várias partes da cidade e às previsões de fortes precipitações a partir deste domingo (18).
Essa ação é um dos protocolos pelo Centro de Operações (COP) para momentos de agravamento das condições metereológicas na cidade. A perspectiva é que o total de chuvas chegue à marca de 500 milímetros, apresentando grande risco para a população.
As comunidades que receberão as equipes serão Pantanal, Vila dos Milagres, Jordão Alto, Alto da Bela Vista, Bomba do Hemetério, Sítio e Alto do Rosário, Passarinho Alto, Alto do Reservatório, Alto Nossa Senhora de Fátima e Alto Jardim Progresso. O protocolo de atuação envolve a conscientização dos moradores, com caminhões, vans e carros de passeio para dar apoio completo às mudanças; a inclusão em auxílio moradia nos casos cabíveis; e a realização de serviços emergenciais.
As pessoas poderão ir para casas de amigos e parentes ou para um dos cinco abrigos municipais que já estão disponíveis para receber famílias e moradores em situação de risco, totalizando 430 vagas: Centro Social Bidu Krause, Escola Municipal Florestan Fernandes, Igreja Batista do Caçote, Escola Municipal Diácono Abel Gueiros e Abrigo Emergencial do Arruda. Novos abrigos temporários serão abertos sempre que necessário.
A lista atualizada pode ser acessada no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
A Prefeitura informa que o trabalho contará com cerca de 220 integrantes, divididos em dez equipes, com profissionais de áreas como Defesa Civil, Emlurb, URB, Secon, Direitos Humanos/ Conselho Tutelar, psicólogo e Guarda Municipal.
Vários secretários e presidentes de órgãos municipais farão a coordenação dos serviços. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.
AÇÃO INVERNO 2025
Este ano, a Prefeitura do Recife diz que vai realizar "o maior investimento da história, aplicando R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal. O tamanho do investimento só não maior do que o desafio de lidar com um municípios que tem uma população de 206.761 pessoas expostas em áreas de risco a inundações e deslizamentos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Da população de 1,48 milhão de pessoas, 35% das famílias vivem em morros e 23,26% em planícies, passíveis de serem alagadas.
A previsão é que os recursos viabilizem um conjunto de intervenções para minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.