CHUVAS | Notícia

Estado e municípios discutem ações para enfrentar chuvas previstas na RMR e na Mata Sul

Representantes de 21 cidades participaram da reunião, além de secretários estaduais e os comandos da Defesa Social, Bombeiros e Polícia Militar.

Por JC Publicado em 17/05/2025 às 22:19

O Governo de Pernambuco realizou, neste sábado (17), uma reunião remota com prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Mata Sul para alinhar ações de monitoramento e prevenção diante da previsão de chuvas fortes nos próximos dias.

A iniciativa foi conduzida pela vice-governadora Priscila Krause e contou com a participação de órgãos estaduais como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que apresentou as atualizações meteorológicas.

"Reforçamos as recomendações da Defesa Civil Estadual para que toda população permaneça em área de segurança e as que moram em área de risco possam buscar um lugar mais seguro e sempre as orientações confiáveis das autoridades", destacou a vice-governadora.

Durante o encontro, o Estado reforçou as medidas já em curso e orientações para reduzir riscos à população. A previsão da Apac indica chuvas com intensidade de moderada a forte, especialmente na RMR e na Mata Sul.

Além das ações emergenciais, o Governo do Estado destacou o andamento de obras estruturantes voltadas à contenção de enchentes e deslizamentos, como a urbanização e contenção de encostas em Jardim Monte Verde (Jaboatão dos Guararapes) e a conclusão das barragens de Panelas II e Gatos.

Os gestores municipais presentes enfatizaram a importância do trabalho conjunto entre prefeituras e governo estadual. Representantes de 21 cidades participaram da reunião, além de secretários estaduais e os comandos da Defesa Social, Bombeiros e Polícia Militar.

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destaca que o trabalho de recuperação de barragens é importante para garantir que os pernambucanos tenham maior segurança. "Nós monitoramos os rios a cada 15 minutos, estamos atentos e a conclusão da barragem de Panelas II deve amenizar os efeitos na Mata Sul. A Barragem de Serro Azul ainda está em um nível muito baixo e isso traz uma retenção. Todos esses equipamentos fazem parte do sistema de proteção das nossas cidades para amenizar os impactos", afirmou.

Estiveram presentes na reunião os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Túlio Vilaça (Casa Civil); os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli; e da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.

Também participaram os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Mirella Almeida (Olinda), Ramos (Paulista), Elcione (Igarassu), Edmilson Cupertino (Moreno), Diego Cabral (Camaragibe), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Júnior de Beto (Palmares), Dona Fátima (Cortês), Mary Gouveia (Escada), Araújo (Amaraji), Miruca (Água Preta), Berg de Hacker (Rio Formoso), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Marlos Henrique (Maraial), Beto do Sargento (Belém de Maria), Dona Graça (Catende), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Thiago de Miel (Xexéu) e o secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife, Alexandre Rebelo.

Compartilhe