Chuvas em Pernambuco | Notícia

Recife tem previsão de mais chuvas intensas até a próxima semana, apesar da pequena trégua neste sábado (17), alerta Apac

Canal de umidade associado à frente fria deve manter chuvas fortes no Litoral de Pernambuco até pelo menos a próxima terça-feira (20), prevê a Apac

Por JC Publicado em 17/05/2025 às 11:45

A Região Metropolitana do Recife (RMR) amanheceu com sol neste sábado (17) após dias de chuva intensa e acima da média para o mês de maio, atingindo 270 milímetros. Apesar da trégua, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de que a Capital e outras áreas do Litoral pernambucano devem continuar enfrentando chuvas moderadas a fortes até, pelo menos, a próxima terça-feira (20). A previsão foi apresentada à imprensa na manhã deste sábado pela presidente da Apac, Suzana Montenegro. 

Ela explica que o fenômeno é causado por um canal de umidade que está se formando em função da chegada de uma frente fria. "Nós temos um canal de umidade que está chegando por meio de uma frente fria. Já entrou por Alagoas e agora vai entrar em Pernambuco a partir da noite de hoje (17), com intensificação na madrugada, ao longo do domingo e até terça-feira, pelo menos", alertou.

As chuvas devem atingir principalmente o Leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata Norte e Sul. "Com menor intensidade, também deve chover no Agreste", acrescentou Suzana. Para este sábado, a previsão é parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada

Segundo a presidente da Apac, essas chuvas não representam uma antecipação do inverno, mas fazem parte do padrão esperado para o período. "Abril foi um mês relativamente seco para o período, mas agora, em maio, estamos entrando na nossa quadra chuvosa aqui do Leste do Estado", afirmou.

Divulgação/Apac
Boletim da Apac ainda prevê chuvas de moderadas a fortes até terça-feira (20) - Divulgação/Apac

ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS

A orientação da Apac é que a população acompanhe as atualizações diárias por meio dos canais oficiais da instituição. "Todas as informações do monitoramento da previsão, não só do sistema meteorológico, mas também dos rios e reservatórios, são disponibilizadas na página da internet da Apac e também no nosso canal do Instagram", informou.

Quando há risco mais elevado, os alertas são emitidos em três níveis: amarelo (atenção), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). "Temos uma divulgação muito clara por cores, que simbolizam as categorias: sem chuva, fraca, moderada e forte. Tudo isso está muito bem explicado na nossa divulgação", reforçou Suzana Montenegro.

Além dos canais da Apac, os alertas também são divulgados pela Defesa Civil estadual e podem ajudar a população a se preparar para eventuais transtornos. 

 

Compartilhe