Chuvas em Pernambuco | Notícia

Jaboatão dos Guararapes se prepara para a continuidade das chuvas nos próximos dias

Equipe de voluntários visita as casas que estão em áreas de riscos para orientar a saída dos moradores para residências de parentes ou abrigos

Por JC Publicado em 17/05/2025 às 13:45 | Atualizado em 17/05/2025 às 14:45

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, se reuniu, na manhã deste sábado (17), com a equipe da Defesa Civil e secretários municipais para definir ações preventivas para as fortes chuvas previstas para acontecer nas próximas 72 horas. Uma equipe de voluntários vai visitar as casas que estão em áreas de riscos para orientar a saída dos moradores para casas de parentes ou abrigos que serão disponibilizados pela Prefeitura.

De acordo com dados da Agência Pernambucana de águas e clima (Apac) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vai chover até a próxima terça-feira (20), entre 150mm e 200mm por dia. 

A Prefeitura do Jaboatão afirmou que traçou uma estratégia para orientar os moradores em áreas consideradas de risco a saírem das suas casas. Atualmente, 211 mil pessoas residem em 161 áreas críticas.

A orientação inicial é que os moradores se dirijam para casas de parentes. "Caso eles não tenham essa opção, estamos disponibilizando 26 abrigos bem equipados para recebê-los", informou o prefeito, em nota.

A Defesa Civil do Jaboatão elaborou uma estratégia de ação onde as áreas de riscos foram divididas em dois lotes para organizar a visita dos voluntários. O objetivo é informar os moradores de forma educativa e cuidadosa, evitando qualquer tipo de alarde e desespero na população.

"Estamos fazendo um trabalho preventivo para cuidar da vida das pessoas. A união de todas as secretarias nesse momento mostra que Jaboatão está forte para minimizar ao máximo possível os danos que a chuva pode causar", destacou o secretário executivo da Defesa Civil, Elton Moura.

CONTATOS DA DEFESA CIVIL DE JABOATÃO

A Defesa Civil do Jaboatão vai atuar 24h nos próximos dias, em estado de alerta devido à possibilidade de chuvas. A população pode acionar o atendimento pelos números 0800 281 2099/ 81 99195-6655.

Compartilhe