Redação do Enem 2025: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira."

No primeiro dia do Enem, candidatos fazem provas de Linguagens, Ciências Humanas e produzem a redação dissertativa-argumentativa

Por Mirella Araújo Publicado em 09/11/2025 às 13:49 | Atualizado em 09/11/2025 às 15:07

Clique aqui e escute a matéria

 O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.” O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio das redes sociais.

Para a professora de Redação do Colégio Saber Viver (CSV), Fernanda Nascimento, o tema do Enem 2025 causou surpresa, por estar alinhado à temática trabalhada recentemente na Prova Nacional Docente (PND), realizada em 26 de outubro, que abordou o idadismo como desafio social e educacional.

Outro ponto que chamou atenção da professora é que o tema deste ano se assemelha ao da edição de 2009, “Valorização do idoso na sociedade”, que precisou ser substituído após um vazamento. Na ocasião, um funcionário da gráfica responsável pela impressão das provas roubou os cadernos e tentou vendê-los ao jornal O Estado de S. Paulo. Diante do incidente, o então ministro da Educação, Fernando Haddad, cancelou a aplicação da prova, que foi reaplicada em outra data, com o tema da redação alterado para “O indivíduo frente à ética nacional”.

O retorno da temática, segundo Fernanda, reforça uma preocupação social urgente que precisa ser debatida.“A gente vinha apontando isso como possibilidade e acredito que os alunos vão ter muita facilidade para desenvolver esse tema que é muito bom”, avaliou.

Segundo a professora, ao trazer como “perspectivas”, o tema permite abordagens amplas, que vão desde questões sociais — como combate ao preconceito e promoção da acessibilidade — até aspectos econômicos e políticos, incluindo aposentadoria, reinserção no mercado de trabalho e participação dos idosos na vida pública.

Fernanda alertou que, com a quantidade de informações disponíveis, alguns alunos podem se perder. “O ideal é ler os textos motivadores com atenção, porque eles dão um indicativo mais preciso do que é esperado pela banca. Para não fugir do tema, é importante colocar todas as palavras da frase temática no texto. Isso ajuda a manter a coerência e a garantir que a redação responda integralmente à proposta”, explicou.

A professora de redação Thaiane Albuquerque, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, também considerou o tema deste ano muito positivo, já que as discussões sobre envelhecimento e o papel dos idosos na sociedade vêm sendo recorrentes em provas e debates recentes. Entretanto, ela também fez ressalvas quanto a manutenção da coerência e o foco dentro de uma tese central.

"O que pode causar desconforto para eles é se manter detrno de um só caminho argumentativo, produzir em cima daquela tese e não sair incluindo outras questões além da discussão central", afirmou. "Foi um tema acertado no sentido de fazer com que os alunos, minimamente preparados, possam fazer uma boa discussão", completou. 

O tema do Enem 2025 reflete uma realidade demográfica crescente no Brasil. Segundo o IBGE, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou nas últimas duas décadas, passando de 8,7% para 15,6% da população. As projeções indicam que, em 2070, quase 4 em cada 10 brasileiros terão mais de 60 anos, o que representa um grande desafio para saúde, previdência e políticas sociais.

Aplicação das provas em Pernambuco

Os portões dos locais de aplicação foram abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, no horário de Brasília. As provas começaram às 13h30 e têm término previsto para às 19h, totalizando cinco horas e meia de duração. Em Pernambuco, o exame está sendo realizado em 796 locais de prova, distribuídos em 82 municípios e no Arquipélago de Fernando de Noronha, segundo dados divulgados pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Neste primeiro dia, os candidatos respondem às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que incluem Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Além disso, produzem a redação, em formato dissertativo-argumentativo, sobre um tema inédito.

O que é exigido na redação?

O texto da redação (de até 30 linhas) precisa ser dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto. Os participantes também contam com textos motivadores para desenvolverem os seus conceitos.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Repertório de bolso

A queda no número de notas mil na redação do Enem chamou atenção em 2024: apenas 12 textos alcançaram a pontuação máxima, contra 60 no ano anterior. Para especialistas, a redução reflete um processo de correção mais criterioso e uma cobrança maior em relação à autoria e à consistência dos argumentos.

Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e responsável pela prova – orientou que os candidatos valorizem o repertório autoral, explorando referências genuínas e bem relacionadas ao tema proposto.

O termo “repertório de bolso” se refere a citações decoradas e genéricas, frequentemente utilizadas de forma superficial e sem conexão real com o tema da redação. São referências “guardadas no bolso” para serem aplicadas em qualquer situação, mesmo quando não são pertinentes.

De acordo com o Inep, na "Cartilha do(a) Participante – Redação do Enem 2025", esse tipo de prática pode prejudicar o desempenho na competência II, que avalia o uso de repertórios socioculturais. Para alcançar boa pontuação, as referências devem ser pertinentes, contextualizadas e articuladas aos argumentos.

Quando o avaliador identifica que o repertório foi inserido de forma automática ou forçada, ele pode considerá-lo não produtivo, o que impacta negativamente a nota final.

Tema da redação do Enem 2024

No ano passado, o tema escolhido para a redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Muitos candidatos elogiaram a escolha, por estar em diálogo com conteúdos presentes no currículo escolar. Ainda assim, a inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas enfrenta desafios em sua implementação, mesmo sendo obrigatória conforme a Lei 10.639/03.

Professores e especialistas também consideraram positiva a escolha da temática, por trazer à tona discussões essenciais sobre o enfrentamento ao racismo e a valorização de uma cultura que é pilar fundamental na formação do Brasil.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

 

 

Compartilhe

Tags