Paraná suspende aplicação do Enem na cidade mais atingida por tornado

Informação foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior (PSD); prova deve ser realizada em uma outra data, ainda não agendada

Por Estadão Conteúdo Publicado em 08/11/2025 às 13:23 | Atualizado em 08/11/2025 às 15:57

Clique aqui e escute a matéria

O Governo do Paraná suspendeu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada pelo tornado que já deixou seis mortos e mais de 700 feridos.

A prova, que estava prevista para ocorrer neste domingo (9), deve ser realizada em uma outra data, ainda não agendada.

A informação foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) no X. Na mesma publicação, o chefe do Executivo paranaense anunciou uma força-tarefa para ajudar as famílias do município "a se reerguerem".

"Anunciamos uma força-tarefa para ajudar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu a se reerguerem. Equipes estão no local desde as primeiras horas com abrigo e apoio. Suspendemos as provas do ENEM no município. O momento é de cuidar das pessoas", escreveu.

Calamidade pública

O governador do Paraná decretou, ainda, estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. O decreto 11.838/2025 permite a liberação imediata de recursos e ações emergenciais, garantindo mais agilidade nas medidas de apoio e recuperação da cidade.

"Estima-se que mais de 50% da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada por destelhamentos, muitos totais. Houve inúmeros colapsos estruturais de edificações comerciais, de órgãos públicos e residências. A malha viária foi comprometida e a rede elétrica foi danificada", informou a Defesa Civil em nota publicada por volta das 6h45 deste sábado.

Os números do tornado:

Óbitos: 6

Feridos: 432

Desabrigados: 28

Desalojados: 1 mil

Total de afetados: 10 mil

Compartilhe

Tags