Mais Médicos tem mais de 45 mil inscritos; maioria é mulher e brasileira
Edital prevê seleção para 3 mil vagas em 1.618 municípios e distritos indígenas; resultado sai em 27 de maio; confira detalhes do programa

O novo edital do programa Mais Médicos superou a marca de 45 mil profissionais cadastrados.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), foram 45.792 médicos inscritos no processo seletivo, sendo 42.383 (93%) brasileiros.
Entre os profissionais estrangeiros habilitados a exercer a medicina no Brasil, 3.309 se inscreveram.
A maioria dos candidatos é mulher: 26.864 médicas, o que representa 58,7% dos inscritos.
"Um número expressivo como este destaca a importância e a consolidação do Programa Mais Médicos que, além do provimento de profissionais em áreas de maior vulnerabilidade, oferece ao médico uma formação em Medicina de Família e Comunidade qualificando ainda mais sua atuação na atenção primária", disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço.
Seleção prevê 3 mil vagas para 2025
O edital prevê a seleção de 3.064 médicos, com prioridade para brasileiros com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por:
- Brasileiros formados no exterior
- Estrangeiros com Registro do Ministério da Saúde (RMS)
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 27 de maio, conforme o cronograma. A próxima etapa é a escolha do local de atuação.
Municípios e distritos indígenas receberão profissionais
No dia 5 de maio, a pasta lançou edital para as 3.064 vagas do programa. As vagas estão distribuídas entre:
- 1.618 municípios
- 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs)
O programa Mais Médicos visa ampliar o acesso a profissionais da saúde em áreas com dificuldade de provimento e fixação, especialmente em regiões remotas, indígenas e vulneráveis.
O cronograma do edital prevê que, entre os dias 2 e 10 de julho, terão início as atividades dos médicos com registro no Brasil e daqueles que já concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).
O MAAv é a primeira atividade formativa do Mais Médicos, no qual os profissionais intercambistas passam por avaliação antes de ingressarem efetivamente no programa.
Atualmente, o Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todas as regiões do país.
A meta é alcançar 28 mil profissionais em atuação, dos quais cerca de 24,9 mil já estão em atividade, distribuídos em 4,2 mil municípios, o que representa 77% do território nacional.
Entre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social, onde o programa concentra seus esforços de cobertura.