Chuvas no Grande Recife elevam riscos de enchentes em rios; veja as áreas em alerta
Dois trechos de rios já atingiram o nível de inundação e outros sete estão em estado de alerta, podendo impactar municípios da RMR e da Zona da Mata

Com as chuvas que atingem Pernambuco nesta semana, o nível dos rios voltou a preocupar autoridades e moradores.
Segundo o boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (21) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), dois trechos de rios já atingiram o nível de inundação e outros sete estão em estado de alerta, com risco iminente de transbordamento.
Os rios em situação mais crítica são o Capibaribe Mirim, no município de Itambé, na Zona da Mata, que chegou a um pico de 7,95 metros, e o Rio Ipojuca, na altura do Engenho Maranhão, no município de Ipojuca, que atingiu 5,96 metros.
Rios em nível de alerta
Além deles, outros sete trechos estão com os níveis bastante elevados e foram classificados como em estado de alerta.
Na Região Metropolitana do Recife, o Rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão, chegou a 3,27 metros, enquanto o Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, marcou 3,09 metros - esse último com potencial de impactar áreas densamente povoadas como Recife e Camaragibe.
O Rio Ipojuca, na altura de Primavera, na Zona da Mata, também está em alerta com 3,49 metros. O mesmo ocorre com o Rio Jacuípe, na divisa com Alagoas, que ultrapassou os 4,42 metros.
Alertas ao longo da quarta-feira
Ao longo do dia, novos alertas foram emitidos para o Rio Amaraji, nas áreas próximas a Ribeirão e Gameleira; para o Rio Sirinhaém, entre Barra de Guabiraba e Cortês; e para o Rio Jaboatão, que corta os municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes.
A Apac publicou o Aviso Meteorológico nº 47/2025, colocando o estado em nível de atenção para chuvas fortes, especialmente em regiões da Mata Sul, Mata Norte e Metropolitana do Recife.
Orientações
As equipes da Defesa Civil e da Apac seguem em monitoramento permanente e podem atualizar os alertas conforme a evolução das chuvas. A orientação é que moradores de áreas ribeirinhas ou com histórico de alagamentos fiquem atentos às informações oficiais e evitem permanecer em locais de risco.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil por meio dos canais oficiais do município ou pelo telefone 199.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
As chuvas também provocaram a suspensão do abastecimento de água ou redução de vazão em 21 municípios. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contabilizou 29 sistemas paralisados nesta quarta-feira (21) em razão do acionamento do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro da RMR, que é ativado sempre que as chuvas atingem um volume acima de 100 mm em um espaço de tempo curto; baixa qualidade da água dos mananciais; ou falta de energia elétrica.
Sete sistemas de abastecimento foram desativados em razão do Protocolo de Segurança, que é acionado quando o volume de chuvas ultrapassa os 100 mm em curto período de tempo, comprometendo a segurança das áreas de morro. A decisão considera os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), as previsões de chuvas intensas e orientações das defesas civis estaduais e municipais. A Compesa lembra que o Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro foi implementado há três anos e a sua construção foi amplamente debatida com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio das defesas civis dos municípios e do Estado.
Estão com abastecimento comprometido:
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Jardim Jordão
Campo de Flamengo
RECIFE
Jordão
Ibura
GOIANA
Ponta de Pedras
Baixa qualidade da água dos mananciais
Dezesseis unidades tiveram a operação suspensa devido à baixa qualidade da água dos mananciais, afetando os seguintes locais:
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
Redução de vazão para o município
CAMARAGIBE
Vera Cruz
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Muribequinha
IPOJUCA
Porto de Galinhas
MORENO
Centro
Bonança
ITAQUITINGA
TIMBAÚBA
PRIMAVERA
ALIANÇA
VICÊNCIA
MACAPARANA
MACHADOS
ESCADA
Centro
Frexeiras
SAIRÉ
BEZERROS
Redução de vazão para o município.
Falta de energia elétrica
Seis sistemas foram interrompidos pela ausência de energia elétrica nas unidades operadas pela Compesa. Os municípios afetados são:
SÃO LOURENÇO DA MATA
Redução de vazão para o município.
MACHADOS
PESQUEIRA
SAIRÉ
CUPIRA
LAGOA DOS GATOS
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />