Caixa Cultural lança edital de investimento de R$ 120 milhões em projetos de oito cidades
Serão aceitas propostas nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências, além de projetos de festivais

A Caixa Econômica Federal lançou a Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027, edital que vai investir R$ 120 milhões na seleção de projetos que vão compor a agenda dos oito espaços culturais do banco entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.
Além das unidades nas cidades do Recife, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, neste ano a cidade de Belém (PA) terá sua unidade inaugurada em outubro de 2025, como parte das ações do banco para a COP30.
Podem participar da seleção pessoas jurídicas e microempreendedores individuais cujo objeto social seja voltado à atividade cultural. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 13 de junho exclusivamente pelo site www.selecaocaixacultural.com.br.
Serão aceitas propostas nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências. Projetos de festivais de dança, música ou teatro também podem ser inscritos, desde que tenham programação de atividades para a Caixa Cultural.
A expectativa é que, ao todo, os projetos selecionados gerem 202 eventos. “O objetivo da Seleção Caixa Cultural é nacionalizar o investimento cultural e mostrar em nossos palcos e galerias a diversidade das culturas brasileiras. Assim, cumprimos o propósito da Caixa e do Governo Federal de transformar a vida das pessoas", afirma o presidente do banco, Carlos Vieira.
Na última edição da Seleção Caixa Cultural, foram selecionados 138 projetos para a programação das cidades ao longo de 2025. Desse total, 34 ocuparam mais de uma unidade da Caixa Cultural.
Veja todos os segmentos
Artes Visuais: seleciona exposições individuais ou coletivas de fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias, performances, entre outras. Além disso, recebe projetos de exposição multilinguagem.
Cinema: seleciona mostras e festivais para ocupação de cineteatros e sala de cinema da CAIXA Cultural.
Dança: recebe projetos de espetáculos, mostras de repertório e festivais de dança contemporânea, dança clássica, dança-teatro, danças urbanas, entre outros.
Música: seleciona apresentações individuais, de grupos ou bandas, concertos, aulas-espetáculos, além de festivais, séries e mostras musicais. Também recebe projetos multiliguagem.
Teatro: seleciona projetos de espetáculos, mostras de repertório e festivais de teatro contemporâneo, teatro físico, circo-teatro, performance de palco, leitura dramática, entre outros. Além disso, recebe projetos multilinguagem de artes cênicas.
Vivências: recebe propostas de encontros, ciclos de debates e palestras, eventos literários e quaisquer outros projetos de arte integrada para ocupação dos diversos espaços pautáveis nas unidades da CAIXA Cultural.
Encontro com produtores
Para esclarecer possíveis dúvidas sobre o regulamento, a Caixa Cultural realizará encontros presenciais com produtores culturais em várias cidades.
No Recife, o encontro será realizado no dia 14 de maio, às 14h, na unidade da Caixa Cultural da cidade, na Av. Alfredo Lisboa, 505. As inscrições podem ser realizadas no site da seleção.