SAÚDE PÚBLICA | Notícia

Mais Médicos abre 123 vagas em Pernambuco para ampliar atendimento no SUS

Com prioridade para áreas de maior vulnerabilidade, novo edital prevê atuação em 70 municípios pernambucanos; inscrições vão até 8 de maio

Por Maria Clara Trajano Publicado em 07/05/2025 às 18:44

O Ministério da Saúde abriu 123 vagas para atuação no Programa Mais Médicos em Pernambuco, com o objetivo de ampliar o acesso da população à atenção primária e reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

As inscrições começaram na última segunda-feira (5) e seguem até o dia 8 de maio.

Do total, 121 vagas serão distribuídas entre 70 municípios pernambucanos, e duas foram destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco.

A medida faz parte de um edital nacional que oferece 3.174 vagas em todo o Brasil, priorizando regiões de maior vulnerabilidade social e com menor cobertura médica, conforme o estudo Demografia Médica 2025.

“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, que é uma das principais preocupações da nossa gestão”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Atuação e integração com atenção especializada

Os profissionais do programa atuam nas Equipes de Saúde da Família, realizando o primeiro atendimento e encaminhando casos mais complexos para especialistas.

As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), permitindo o acompanhamento do paciente por toda a rede pública de saúde.

De acordo com o edital, os médicos poderão se inscrever em três perfis:

  • Médicos formados no Brasil com CRM ativo;
  • Médicos brasileiros formados no exterior;
  • Médicos estrangeiros habilitados.

Para os dois últimos, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), voltado para capacitação em urgência, emergência e doenças prevalentes.

“Mais uma vez, o Mais Médicos está cumprindo seu papel de prover profissionais para as áreas mais remotas e de maior vulnerabilidade”, afirmou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

“Isso significa um melhor cuidado para a população e profissionais mais qualificados para a atenção primária à saúde”.

Programa atinge milhões de brasileiros

Lançado em 2013, o Mais Médicos já beneficia cerca de 63 milhões de pessoas no Brasil. Em dezembro de 2024, o programa alcançou o maior número de médicos atuando em Distritos Sanitários Especiais Indígenas, com 601 profissionais.

A meta atual é atingir 28 mil médicos em atividade — hoje, são cerca de 24,9 mil atuando em 4.200 municípios e 1.700 localidades vulneráveis.

Cadastro reserva

Em março deste ano, foi criado um cadastro reserva, permitindo que municípios solicitem a reposição imediata de profissionais sempre que houver necessidade. Em Pernambuco, 92 municípios já aderiram a essa nova modalidade, o que amplia a capacidade de resposta das prefeituras.

As inscrições para o novo edital do Mais Médicos devem ser feitas no site do Ministério da Saúde. A publicação da lista de municípios contemplados está disponível na plataforma do programa.

Compartilhe