Após licitação de reforma, Museu de Arte Contemporânea recebe exposição em galeria anexa
"Trajetos Poéticos" une o universo ferroviário à obra de nomes da cultura pernambucana, como Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira e Luiz Gonzaga

A Galeria Tereza Costa Rêgo, anexa ao Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), em Olinda, abre as portas nesta quinta-feira (22), às 15h, para a exposição "Trajetos Poéticos".
A mostra une o universo ferroviário à obra de grandes nomes da cultura pernambucana, como Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, Luiz Gonzaga e Solano Trindade.
A ideia é relembrar a importância das ferrovias na história de Pernambuco e mostrar como esse tema inspirou a arte e a poesia no Estado. O público poderá ver de perto objetos históricos ligados ao transporte sobre trilhos - como apitos, faróis, relógios e sinos - além de poemas, biografias, músicas e ensaios dos artistas homenageados. A entrada é gratuita.
MAC-PE
A exposição marca um tímido retorno do MAC-PE ao circuito cultural. A principal área expositiva do museu está fechada há mais de 10 anos por problemas estruturais.
Em abril deste ano, o Governo de Pernambuco lançou um edital para a reforma do espaço, com valor máximo previsto de R$ 4,5 milhões.
A galeria anexa tem servido como alternativa para manter o museu ativo. Em dezembro passado, uma mostra educativa foi realizada no local, na ocasião do lançamento do livro "Acervo Educativo do MAC-PE".
Parceria
Trajetos Poéticos é fruto de uma parceria entre a Estação Capiba – Museu do Trem (MUTRE) e o Espaço Pasárgada – Casa de Manuel Bandeira.
"A exposição nos conecta às vivências dos artistas através de suas obras com temáticas que envolvem as ferrovias e as estações do transporte, estas que foram de fundamental importância para a evolução e crescimento das cidades pernambucanas. Assim, na ação, se mostram como mote, também, para as inspirações poéticas e musicais", diz Maurício Reynaldo, gestor do Museu do Trem.
A exposição fica em cartaz até 31 de julho. Informações atualizadas podem ser encontradas no Instagram da @culturape e na página oficial do museu: @mac.pe.oficial.
SERVIÇO
Trajetos Poéticos
Período: 22 de maio a 31 de julho de 2025
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 16h
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco – Galeria Tereza Costa Rêgo (Anexo), na Rua Treze de Maio, 123 – Varadouro, Olinda)
Quanto: Entrada gratuita