Rokenedy defende três pênaltis, Santa Cruz elimina o Altos e disputará acesso à Série C contra o América-RN
Equipes empataram novamente no tempo normal e os pênaltis definiram o classificado para disputar o acesso à Terceira Divisão frente ao time potiguar

O Santa Cruz jogará o acesso pela Série C! Após novo empate, desta vez em 0 a 0, no confronto de volta com o Altos, no domingo (24), pelas oitavas de final da Série D 2025, o time coral conseguiu a classificação emocionante nos pênaltis. Na ida, na Arena de Pernambuco, o placar havia sido de 1 a 1.
Na marca da cal, o goleiro Rokenedy brilhou! O camisa um coral defendeu três cobranças e garantiu o Tricolor na disputa por vaga na Série C de 2026 em dois jogos contra o América-RN (ida e volta).
- Ida: Santa Cruz 1 x 1 Altos.
- Volta: Altos 0 (1) x (3) 0 Santa Cruz.
Ao todo, quatro times sobem de divisão, ou seja, somente os semifinalistas. Todos os confrontos foram definidos de acordo com a classificação geral, que somou a fase de grupos e os mata-matas.
- 1° Asa - 41 pontos
- 2° Inter de Limeira - 38 pontos
- 3° Barra-SC - 36 pontos
- 4° América-RN - 35 pontos
- 5° Santa Cruz - 32 pontos
- 6° Cianorte - 30 pontos
- 7° Goiatuba - 29 pontos
- 8° Maranhão - 26 pontos
Altos x Santa Cruz: Resumo do jogo
Em uma partida de xadrez, os times se anularam. O confronto foi marcado pela forte marcação e poucas chances claras de gol. A Cobra Coral começou propondo o jogo, mas sem levar perigo.
Com o tempo, o Jacaré encaixou sua marcação e passou a criar as melhores oportunidades do primeiro tempo. Os lances mais perigosos nasceram pela direita com Negueba e Wesley Souza.
O atacante Júnior Mandacaru também arriscou duas finalizações, mas parou no goleiro. Na segunda etapa, a tônica do duelo não mudou. A marcação de ambos os clubes se sobressaiu.
Isso dificultou a criação de jogadas. A chance mais clara foi quando Wagner Balotelli, de cabeça, carimbou a trave. O ponta Renato teve chance de marcar, mas resolveu simular um pênalti.
Após 0 a 0 no tempo regulamentar, o Santa derrotou o Altos por 3 a 1 nas penalidades com brilho de Rokenedy, que defendeu as cobranças de Esquerdinha, Jonathan e Leandro Amorim.
Notas dos jogadores e técnico do Santa Cruz:
O comentarista Ralph de Carvalho, do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, avaliou o desempenho dos atletas corais e também do treinador Marcelo Cabo durante os 90 minutos da partida. Confira:
- Rokenedy - 10,0
- Toty - 5,0
- Eurico - 6,0
- William Alves - 6,0
- Nathan - 3,0 (Rodrigues - 6,0)
- Wagner Balotelli - 7,0
- Pedro Favela - 5,0 (Jonatas Paulista - 4,0)
- Wiliam Júnior - 5,0 (João Pedro - 4,0)
- Thiaguinho - 5,0 (Gabriel Galhardo - 6,0)
- Renato - 6,0
- Thiago Galhardo - 3,0 (Geovany - 5,0)
- Técnico: Marcelo Cabo - 7,0
Confrontos das quartas de final da Série D 2025:
Os duelos diante do time potiguar ainda não possuem data, mas a tabela base prevê os jogos para os fins de semana dois 30 de agosto e 06 de setembro. A CBF divulgará ao longo desta semana.
- Maranhão x ASA
- Santa Cruz x América-RN
- Goiatuba x Inter de Limeira
- Cianorte x Barra-SC.
Times à direita decidem em casa.
Altos x Santa Cruz: Ficha do jogo
Altos: Careca; Rodrigo Negueba, Leandro Amorim, Albert e Arthurzinho (Digão); Luiz Meneses, Jonathan e Esquerdinha; Wesley Souza, Felipe Sales e Junior Mandacaru. Técnico: Jerson Testoni.
Santa Cruz: Rokenedy, Toty, Eurico, William Alves e Nathan (Rodrigues); Wagner Balotelli, Pedro Favela (Jonatas Paulista) e Wiliam Júnior (João Pedro); Thiaguinho (Gabriel Galhardo), Renato e Thiago Galhardo (Geovany). Técnico: Marcelo Cabo.
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG). Assistente 1: Pablo Almeida da Costa (MG). Assistente 2: Rodney Faria Lima (MG). Quarto Árbitro: Diego da Silva Castro (PI). VAR: Douglas Schwengber da Silva (RS). VAR: José Eduardo Calza (RS).
Gols: Não houve. Cartões amarelos: Wagner Balotelli, William Alves e Renato (Santa Cruz).