Ranking da Fifa: Brasil cai para 7° e Alemanha e Itália disputam para escapar do Pote 2

Líder antes da Copa do Mundo 2022, Seleção Brasileira vem em "queda livre" no Ranking, mas não corre risco de não ser cabeça-de-chave

Por Victor Peixoto Publicado em 15/10/2025 às 13:27 | Atualizado em 17/10/2025 às 11:58

Data Fifa de outubro chegou ao fim e conhecemos mais 10 seleções classificadas para a Copa do Mundo, bem como as que disputarão a Repescagem Intercontinental.

Com a contabilização de todos os resultados, houve mais uma atualização do Ranking da Fifa, que foi divulgado oficialmente nesta sexta-feira (17).

A importância do Ranking se dá pelo fato de que é ele quem definirá os potes do sorteio da Copa do Mundo 2026, marcado para o próximo dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, nos EUA, que é uma das sedes da competição lado de Canadá e México.

Aliás, as únicas exceções na formação dos potes em relação ao Ranking da Fifa são os três países sede, que ficam todas no Pote 1, e as seis seleções que se classificarão via Repescagem, sendo quatro europeias e duas do "resto do mundo".

Ranking da Fifa: Brasil perde mais uma posição, mas não corre riscos de ficar fora do Pote 1

A derrota para o Japão, por 3 x 2, custou uma posição para o Brasil no Ranking da Fifa, que caiu para o 7° lugar, sendo ultrapassado pela Holanda, agora 6ª colocada, que venceu seus dois jogos nas Eliminatórias, contra Malta e Finlândia, e chegará aos 1759,96 pontos contra 1758,85 da Seleção Brasileira.

Apesar da queda vertiginosa, uma vez que o Brasil era líder do Ranking da Fifa na última atualização antes da disputa da Copa do Mundo 2022, não há riscos da Seleção não ser um dos cabeças-de-chave do sorteio da Copa do Mundo 2026.

Com apenas mais dois jogos, ambos em novembro, a ser disputados por todas as seleções antes do sorteio, não há possibilidade do Brasil cair para a 10ª colocação, lembrando que as 9 primeiras colocadas, dentre as classificadas, mais os três países sede formarão o Pote 1.

Além da queda brasileira e subida da Holanda, destaca-se o retorno da Argentina ao 2° lugar, atrás da líder Espanha, voltando à ficar à frente da França, agora em 3°.

Inglaterra, até então única seleção europeia já garantida na Copa, ocupa o 4° lugar, seguida de Portugal em 5°.

BélgicaItália, que correm riscos de disputar a Repescagem, ocupam o 8° e o 9° lugar, à frente da Alemanha, que aparece em 10° e hoje estaria no Pote 2.

No entanto, com a grande probabilidade dos italianos de disputar a Repescagem (são 16 gols de desvantagem no saldo), se garantir a vaga direta, os alemães tem tudo para figurar no Pote 1.

Lembrando que, uma vez na Repescagem, que só acontecerá em março de 2026, a Itália, se classificada, figurará no Pote 4.

Top 10 do Ranking da Fifa

  1. Espanha - 1880,76 pts
  2. Argentina - 1872,43 pts
  3. França - 1862,71 pts
  4. Inglaterra - 1824,3 pts
  5. Portugal - 1778 pts
  6. Holanda - 1759,96 pts
  7. Brasil - 1758,85 pts
  8. Itália - 1740,01 pts
  9. Bélgica - 1717,15 pts
  10. Alemanha -1713,3 pts

Formato do sorteio e possível grupo do Brasil na Copa do Mundo 2026

As 48 seleções serão divididas em quatro potes (ABCD) de 12 seleções cada.

Serão formados 12 grupos de quatro seleções. Cada grupo contará com uma seleção de cada pote.

Potes

As seleções anfitriãs já tem seu grupo e posição definidos, todas no Pote A.

México estará no Grupo A na posição A1, enquanto o Canadá estará no Grupo C e na posição C1 e os Estados Unidos no Grupo D e posição D1.

As outras 9 seleções do Pote A, ou seja, as cabeças-de-chave, serão definidas pelo Ranking da Fifa que será divulgado em novembro, após o fim das Eliminatórias, contemplando da 1ª a 9ª melhor ranqueada dentre as classificadas.

No Pote B, figurarão as seleções da 10ª a 21ª posição. No Pote C, da 22ª a 33ª e por fim, no Pote D, da 34ª a 45ª seleção melhor ranqueada dentre as que disputarão a Copa do Mundo além das anfitriãs, que, como já dito, não obedecem ao critério do ranking.

Veja os potes de todas as seleções já classificadas de acordo com a projeção do Ranking da Fifa de outubro, que ainda será divulgado de forma oficial:

  • Pote 1 (Cabeças-de-chave): Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Argentina e Inglaterra
  • Pote 2: Marrocos, Colômbia, Uruguai, Senegal, Japão, Irã, Coreia do Sul e Equador
  • Pote 3: Austrália, Egito, Argélia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão e Catar
  • Pote 4: África do Sul, Arábia Saudita, Cabo Verde, Nova Zelândia, Gana, Jordânia e quatro seleções da Repescagem

Possível grupo do Brasil

Acompanhando a classificação das Eliminatórias em cada continente, posições atuais do Ranking da Fifa e projetando as 48 seleções classificadas, um grupo complicado para o Brasil teria Marrocos (Pote 2), Noruega (Pote 3) e Itália (Pote 4), enquanto um grupo acessível teria Irã (Pote 2), Egito (Pote 3) e Nova Zelândia (Pote 4).

Lembrando que, à exceção do Irã, Gana e Egito, nenhuma seleção das citadas garantiu sua vaga até o momento.

Bloqueios do sorteio

Tal como nas edições anteriores, um grupo não poderá contar com duas seleções do mesmo continente ou confederação.

A exceção são as europeias, da Uefa, e um grupo poderá contar com duas seleções do Velho Continente.

Três não serão permitidas.

Uma curiosidade é a possiblidade de Austrália Nova Zelândia caírem no mesmo grupo mesmo ambas sendo da Oceania. Isso acontece por que a seleção australiana é vinculada à AFC, federação da Ásia, enquanto que os neozelandeses seguem vinculados à OFC, do seu continente de origem.

Compartilhe

Tags