Notícias | Notícia

Carroceiros protestam e travam trânsito no Recife; confira localidades

Ônibus do transporte público encontram-se enfileirados em diversos pontos da cidade, dificultando a circulação da população

Por Letícia Mendes Publicado em 18/08/2025 às 7:14 | Atualizado em 18/08/2025 às 10:29

Com informações de Priscila Cavalcanti, repórter da TV Jornal*

Diversas vias da Região Metropolitana do Recife estão travadas devido a protestos na manhã desta segunda-feira (18). Carroceiros estão à frente dessas manifestações.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que o trânsito está travado em diversos pontos da cidade. Ônibus encontram-se enfileirados, veículos tentam rotas alternativas para chegar nos destinos e população enfrenta dificuldades no início da semana..

Pneus foram queimados e chamas foram vistas de diversos pontos da capital pernambucana. De acordo com os próprios carroceiros, a tendência é que essas manifestações continuem ao logo desta segunda (18), sem previsão de liberação das vias.

Pontos de protestos dos carroceiros no Recife: 

  • Ponte José de Barros Lima – sentido Boa Viagem Joana Bezerra;
  • Av. Abdias de Carvalho x Av. do Forte – Torrões;
  • Av. Norte x Av. João de Barros – Encruzilhada;
  • Av. Pan Nordestina (em frente ao Atacadão) – Ouro Preto / Olinda;
  • Av. Recife, após o hospital do idoso, sentido Aeroporto - Areias;
  • Av Caxangá embaixo do viaduto da BR - sentido centro;
  • Av Gov. Agamenon Magalhães, em frente a Reitoria da UPE - Bairro de Santo Amaro.

Até o momento da publicação desta matéria, os protestos na PE-15, em Olinda, na Avenida Norte, na Av Abdias de Carvalho, no Viaduto Capitão Temudo, na Av Gov. Agamenon Magalhães, em frente a Reitoria da UPE e na Av. Caxangá, em frente ao TI CDU, sentido Centro, haviam terminado, com as chamas controladas pelo Corpo de Bombeiros.

Representantes dos carroceiros prometem, após as 9h30, entregar um ofício na Câmara Municipal do Recife e, em seguida, seguir para a sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, no bairro do Recife.

Durante o mês de junho, a classe dos carroceiros realizou protestos pela cidade do Recife, afirmando serem contra a realocação dos trabalhadores informais dos Veículos de Tração Animal (VTAs) em áreas urbanas da capital pernambucana e o fim gradual da categoria. 

Tião Siqueira/JC Imagem
Abdias de Carvalho - Tião Siqueira/JC Imagem
Tião Siqueira/JC Imagem
Abdias de Carvalho - Tião Siqueira/JC Imagem
Círio Gomes / TV Jornal
Carroceiros voltam a protestar na capital pernambucana - Círio Gomes / TV Jornal
Círio Gomes / TV Jornal
Carroceiros voltam a protestar na capital pernambucana - Círio Gomes / TV Jornal
Círio Gomes / TV Jornal
Carroceiros voltam a protestar na capital pernambucana - Círio Gomes / TV Jornal

O que diz a Lei nº 17.918/2013 sobre VTAs

A norma municipal em vigor desde 2013 estabelece a proibição, em etapas, da circulação de veículos de tração animal, da condução de animais com carga e do trânsito montado em vias públicas urbanas.

Apesar de ter sido aprovada há mais de uma década, a regulamentação só foi formalizada em 2019, por meio do Decreto nº 32.121/19.

Em 2023, a pauta voltou a ganhar destaque após a vereadora Liana Cirne (PT) apresentar requerimento solicitando a implementação de um programa para erradicar o uso de veículos de tração humana e animal.

A medida avançou com a criação do Programa Gradual de Retirada dos VTAs, coordenado pela Prefeitura do Recife.

O que diz a prefeitura do Recife

Em nota, a prefeitura do Recife informou que a realização do cadastramento dos carroceiros teve finalidade de identificar tutores de animais, a fim de encaminhá-los para os benefícios do programa gradual de retirada de animais de Veículos de Tração Animal. 

De acordo com o Executivo municipal, o censo foi construído para proporcionar uma transição segura para os carroceiros e as que dependem dos veículos de tração animal, uma vez que o uso será total proibido a partir do dia 31 de janeiro 2026. 

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura do Recife informa que a realização do cadastramento dos carroceiros teve a finalidade de identificar tutores e animais, a fim de encaminhá-los para os benefícios do Programa Gradual de Retirada de Animais de Veículos de Tração Animal. O censo foi construído para proporcionar uma transição segura para os carroceiros e as famílias que dependem dos veículos de tração animal, uma vez que o seu uso será totalmente proibido a partir do dia 31 de janeiro de 2026.

Aqueles que atenderem aos requisitos previamente estabelecidos, incluindo o cadastro no censo e a habilitação para os benefícios, estarão aptos a receber indenização pela entrega voluntária do animal e da carroça.

Além da indenização, terão acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, este último por meio do CredPop Recife, ao encaminhamento e assistência a vagas de emprego pelo GO Recife, a disponibilização de vagas para compor a equipe de limpeza urbana da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a disponibilização de veículo alternativo.


Compartilhe

Tags