Celebridades | Notícia

Oruam foi preso? Justiça indicia rapper por 7 crimes, incluindo tráfico

Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça autorizou um mandado de prisão preventiva contra Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam

Por Marilia Pessoa Publicado em 22/07/2025 às 15:10 | Atualizado em 22/07/2025 às 16:59

Clique aqui e escute a matéria

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou, nesta terça-feira (22) , um mandado de prisão preventiva contra o rapper Oruam.

De acordo com a Polícia Civil, ele foi indiciado após impedir a apreensão de um jovem menor de idade procurado por tráfico e por roubo nessa segunda-feira (21).
Oruam teria se refugiado no Complexo da Penha e desafiado a polícia em um vídeo publicado nas redes sociais.

A juíza Ane Cristine Scheele Santos emitiu a ordem de prisão.

Oruam é indiciado por quais crimes?

Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como Oruam, é indiciado por sete crimes, entre eles tráfico, associação ao tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.

A Justiça decretou a prisão de Oruam após ele e um grupo de amigos impedirem agentes da Polícia de cumprir um mandado de apreensão na noite de segunda na porta da casa do cantor.

Os policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) estavam em uma viatura descaracterizada e monitoravam um adolescente. O menor seria também segurança pessoal de Edgar Alves de Andrade, Doca, chefe do Comando Vermelho (CV) no Conjunto de Favelas da Penha.

Oruam é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, um dos líderes do Comando Vermelho. Atualmente ele está preso.

Segundo a polícia, Oruam e mais oito pessoas teriam hostilizado os agentes, arremessando pedras contra a viatura e proferindo xingamentos. O próprio rapper publicou vídeos nas redes sociais mostrando o ocorrido.

Ainda de acordo com a polícia, um dos indivíduos teria corrido para dentro da residência de Oruam, forçando a equipe a entrar para capturá-lo.

A polícia informou que Oruam e seus amigos conseguiram fugir do local. Na internet, o rapper usou as redes sociais para alegar que os agentes estavam tentando prendê-lo e questionar a legalidade da operação.

A defesa do rapper ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Quais são as penalidades previstas na lei?

Oruam foi indiciado por sete crimes, com penas que variam. Por tráfico de drogas, a pena pode ser de 5 a 15 anos de prisão e multa. No crime de associação para o tráfico, a pena prevista é de 3 a 10 anos de prisão.

Para os demais crimes, as penas são de detenção ou multa: resistência qualificada (1 a 3 anos de detenção), desacato (6 meses a 2 anos de prisão ou multa), dano qualificado (6 meses a 3 anos de detenção ou multa), e ameaça (1 a 6 meses de detenção ou multa).

Já para lesão corporal, as penas variam conforme a gravidade, indo de 3 meses a 1 ano de detenção para lesão leve, até 12 anos de prisão em caso de morte. No caso de Oruam, a polícia não confirmou a gravidade.

Oruam foi preso em fevereiro

Em fevereiro, o rapper Oruam foi preso pela Polícia Civil no mesmo endereço do ocorrido. Na época, os agentes da DRE cumpriam mandados de prisão e apreensão ligados a um tiroteio em um condomínio em Igaratá, em São Paulo.

Na casa de Oruam, os policiais encontraram um homem com um mandado de prisão em aberto por organização criminosa. O rapper foi preso por suspeita de favorecimento, mas foi liberado no mesmo dia.

Compartilhe

Tags