Oruam foi preso? Rapper tem prisão preventiva decretada por suspeita de proteger foragido e incitar ataques a policiais no Rio
O artista voltou a ser alvo da Polícia Civil após um episódio de confronto com agentes no bairro do Joá, zona oeste da capital, na segunda-feira (21)

Clique aqui e escute a matéria
A Justiça do Rio de Janeiro decretou, nesta terça-feira (22), a prisão preventiva do rapper Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno.
O artista voltou a ser alvo da Polícia Civil após um episódio de confronto com agentes no bairro do Joá, zona oeste da capital, na noite da última segunda-feira (21).
Segundo a investigação, o cantor teria escondido em sua residência um adolescente de 17 anos conhecido como Menor Piu, foragido da Justiça e suspeito de envolvimento em uma série de roubos de veículos.
O jovem também seria apontado como segurança de Doca, considerado um dos chefes do tráfico de drogas no Complexo da Penha e integrante da facção Comando Vermelho.
Durante a operação policial, Oruam teria publicado mensagens nas redes sociais incentivando apoiadores a se dirigirem ao local: "Quem tiver de moto brota no Joá", escreveu em um dos posts.
Após a apreensão do menor, o grupo que acompanhava o artista teria reagido atirando pedras contra os agentes, resultando em ferimentos em um policial.
A Polícia Civil informou que, durante a confusão, um dos envolvidos correu para dentro da casa de Oruam, o que motivou a entrada dos agentes no imóvel.
O rapper foi autuado em flagrante por desacato, lesão corporal e associação ao tráfico de drogas. Ele e outros suspeitos fugiram do local e, de acordo com a corporação, continuaram fazendo ameaças pelas redes sociais.
Prisão
Essa é a segunda vez, em menos de seis meses, que uma pessoa ligada ao Comando Vermelho é encontrada na residência do cantor.
Em fevereiro, Oruam já havia sido detido sob acusação de favorecimento pessoal. Até o momento, a defesa do artista não se pronunciou oficialmente sobre o caso, e não há confirmação de eventual indiciamento formal.
Quem é Oruam?
Oruam é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, um dos líderes históricos da facção Comando Vermelho, atualmente preso em uma penitenciária federal.
Com milhões de visualizações nas plataformas de streaming, o rapper vinha se destacando na cena do trap e do rap nacional.