Celebridades | Notícia

Preta Gil teve carreira na TV, cinema e dublagem: relembre a trajetória!

Além da música, artista deixou sua marca como atriz em novelas, séries e filmes. Ela faleceu neste domingo (20), vítima de câncer no intestino.

Por Alice Lins Publicado em 20/07/2025 às 23:36

Clique aqui e escute a matéria

Preta Gil, que faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, não se destacou apenas na música.

Filha de Gilberto Gil, a artista construiu uma trajetória diversificada na televisão e no cinema, com papéis em novelas, séries e até animações. 

Sua estreia na teledramaturgia aconteceu em 2003, na novela Agora é que São Elas, da TV Globo. Na trama, interpretou Vanusa, cúmplice do vilão vivido por Thiago Fragoso.

No mesmo ano, Preta lançou seu primeiro álbum, Prêt-à Porter, que chamou atenção pela capa polêmica e emplacou a faixa Espelhos D’Água na trilha da novela.

Quatro anos depois, retornou à TV em Caminhos do Coração (2007), da Record, no papel de Helga, envolvida em um triângulo amoroso com o marido e o cunhado.

A personagem também esteve na continuação da trama, Os Mutantes (2008), onde acabou sendo morta. Em entrevista ao De Frente com Blogueirinha, em 2023, Preta revelou que topou o papel pelos cachês oferecidos: “Quando eu aceitei, falei: ‘Tem tudo pra dar errado’. Mas o dinheiro era bom”.

Ela também relembrou com humor o clima inusitado das gravações: “Gravavam com roupa verde para os efeitos especiais. Eu, em pânico. Acho que a Record nem entendeu que era o primeiro trisal da TV”.

No mesmo ano, participou da série Ó Paí Ó, como Magda, e, em 2010, apareceu em As Cariocas, no episódio “A Internauta da Mangueira”. Mais adiante, fez participações como ela mesma nas novelas Cheias de Charme (2012) e Pé na Cova (2013). Em Vai que Cola (2015), viveu Flor de Liz, uma hippie golpista, namorada de Sanderson (Marcelo Médici).

No cinema, Preta dublou a gambá Stella em Os Sem-Floresta (2006), atuou em Billi Pig ao lado de Grazi Massafera e Selton Mello, e apareceu como ela mesma nos filmes Crô em Família (2018) e Filho da Mãe (2022), estrelado por Paulo Gustavo.

Compartilhe

Tags