Cabelo | Notícia

Hidratação capilar caseira com ingredientes de cozinha: mito ou verdade?

De mel a abacate, passando por azeite e até maionese, receitas de hidratação capilar caseira circulam há décadas como truques de beleza

Por Bruna Oliveira Publicado em 18/08/2025 às 17:54

Clique aqui e escute a matéria

De mel a abacate, passando por azeite e até maionese, receitas de hidratação capilar caseira circulam há décadas como truques de beleza acessíveis e práticos.

Mas será que esses ingredientes de cozinha realmente funcionam no tratamento dos fios ou são apenas mitos que sobrevivem pela tradição?

O apelo das receitas caseiras

A ideia de usar alimentos para cuidar do cabelo sempre foi popular pela facilidade de acesso e pelo baixo custo.

Muitas pessoas acreditam que aplicar diretamente frutas, óleos e outros ingredientes naturais pode trazer os mesmos benefícios prometidos por máscaras profissionais.

O que realmente funciona

Alguns alimentos contêm propriedades que podem, sim, trazer efeitos visíveis.

O abacate é rico em gorduras boas que ajudam a nutrir os fios; o mel tem ação umectante, capaz de reter água; e o azeite pode oferecer brilho e maciez.

Quando usados de forma correta, esses ingredientes ajudam na aparência do cabelo, principalmente no curto prazo.

As limitações

Apesar dos benefícios, os fios não conseguem absorver nutrientes complexos de forma profunda.

Diferente dos cosméticos formulados em laboratório, que passam por processos de fragmentação de moléculas, os ingredientes de cozinha atuam mais na superfície, oferecendo sensação de maciez temporária.

Vale a pena ou não?

Para quem busca um cuidado emergencial ou gosta da proposta mais natural, as hidratações caseiras podem ser uma alternativa interessante.

No entanto, para resultados duradouros e reparação mais intensa, os produtos capilares desenvolvidos com tecnologia ainda são os mais eficazes.

No fim, hidratação com ingredientes de cozinha não é mito, mas também não é milagre: funciona como um reforço, não como substituto de tratamentos profissionais.

 

Compartilhe

Tags