7 mitos de beleza que você precisa parar de acreditar agora
No universo da beleza, o que não faltam são conselhos repassados de geração em geração — muitos deles, sem qualquer embasamento científico

Clique aqui e escute a matéria
No universo da beleza, o que não faltam são conselhos repassados de geração em geração — muitos deles, sem qualquer embasamento científico.
Com tanta informação circulando, é fácil cair em armadilhas que, além de não ajudarem, podem até prejudicar sua pele, cabelo e saúde de forma geral.
Confira agora 7 mitos de beleza bastante populares que você precisa deixar de acreditar — e o que é verdade no lugar deles:
1. Pele oleosa não precisa de hidratante
Mito. Mesmo quem tem pele oleosa precisa de hidratação. Quando você pula esse passo, a pele pode entender que está ressecada e produzir ainda mais óleo como compensação.
A solução é usar hidratantes com textura leve e ingredientes como ácido hialurônico ou niacinamida.
2. Cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido
Mito. O corte não interfere no crescimento, que acontece na raiz, e não nas pontas. No entanto, manter o corte em dia evita pontas duplas e quebra, o que faz o cabelo parecer mais saudável e cheio.
3. Maquiagem causa acne
Depende. O problema não está na maquiagem em si, mas no acúmulo de produto na pele e na falta de limpeza adequada.
Dormir maquiada ou não remover os resíduos completamente pode, sim, contribuir para o surgimento de cravos e espinhas.
4. Protetor solar só é necessário em dias de sol
Mito perigoso. A radiação UVA, que causa envelhecimento precoce e pode levar ao câncer de pele, atravessa nuvens e janelas. Por isso, o protetor deve ser usado diariamente, faça chuva ou faça sol.
5. Água quente limpa melhor a pele
Mito. Embora pareça que a água quente “abre os poros”, ela na verdade pode causar ressecamento e irritação. O ideal é lavar o rosto com água fria ou morna para preservar a barreira natural da pele.
6. Produtos naturais são sempre melhores
Nem sempre. Natural nem sempre é sinônimo de seguro ou eficaz. Alguns ingredientes naturais podem causar alergias ou sensibilizar a pele.
Já os produtos industrializados passam por testes rigorosos de segurança e estabilidade.
7. Raspar os pelos engrossa e escurece os fios
Mito clássico. A lâmina corta o pelo na superfície, onde ele é naturalmente mais grosso, por isso dá a impressão de que o fio engrossou. Mas a estrutura do pelo não muda com a lâmina.