É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Imagem da Vinícola Dom Cândido - Reprodução
Clique aqui e escute a matéria
A tradição e a inovação da viticultura brasileira se encontraram no Recife durante um almoço especial promovido pela distribuidora pernambucana Wine Concept Brasil. O evento contou com a presença de Marcos Valduga, proprietário da Vinícola Dom Cândido, uma das mais reconhecidas do Vale dos Vinhedos (RS). Realizado nesta terça-feira (21), no restaurante Ca-Já, localizado na mostra Casacor Pernambuco, o encontro reuniu formadores de opinião, clientes e parceiros da marca.
Durante o almoço, Marcos apresentou alguns dos principais rótulos da vinícola, com destaque para o Rosé Autêntico, elaborado com a uva Marselan, o Petit Verdot Autêntico, o Reserva da Família Chardonnay e o 4ª Geração Marselan, vinho ícone da casa e símbolo da tradição familiar.
Imagem dos vinhos apresentados no almoço - Divulgação
O rótulo, 100% elaborado com a casta Marselan, celebra os 20 anos da introdução da variedade no Brasil e presta homenagem aos filhos de Cândido Valduga, fundador da vinícola. Nesta edição comemorativa, o vinho chega em garrafas magnum (1,5 litro), em um lançamento limitado a apenas 200 unidades.
A Vinícola Dom Cândido tem suas raízes na história da família Valduga, que chegou ao Brasil em 1875, vinda do Tirol, na Itália. Estabelecida no Vale dos Vinhedos, a família manteve viva, ao longo das gerações, a paixão pela viticultura.
Fundada oficialmente em 1986 por Cândido Valduga e sua esposa Lourdes, a empresa consolidou-se pela produção de vinhos de alta qualidade, elaborados a partir de uvas próprias — um diferencial que reflete o compromisso da marca com a excelência e a tradição.