Cia Penduricalho celebra 15 anos com mostra gratuita no Teatro Apolo
Espetáculo reúne números de ex e atuais alunos e destaca trajetória da companhia que transformou o tecido acrobático no Recife

Clique aqui e escute a matéria
Nos dias 8 e 9 de agosto, às 20h, o Teatro Apolo, no Bairro do Recife, recebe a Mostra Comemorativa 15 Anos da Cia Penduricalho, companhia que foi referência na introdução e expansão do tecido acrobático na capital pernambucana.
Com acesso gratuito e intérprete de Libras, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início das apresentações.
Criada em 2009, a Cia Penduricalho nasceu a partir de aulas de tecido acrobático oferecidas dentro das atividades de ginástica olímpica no Clube Alemão, na Zona Norte do Recife.
Começou com apenas cinco alunos e metros de liganete descendo do teto da quadra, abrindo caminho para o que viria a se tornar um dos principais núcleos de formação em acrobacias aéreas do estado.
“Essa mostra vem para a gente como um grande presente de valorização do nosso trabalho, da nossa trajetória de 15 anos fazendo circo no Recife”, afirma Camila Gatis, fundadora e gestora da companhia.
História
Ao longo desses anos, a Penduricalho foi se expandindo, formando professores, montando espetáculos e ocupando espaços na cidade.
Em 2023, a companhia deixou o Clube Alemão e passou a operar na Casa de Aéreos, na Tamarineira.
Também lança agora uma nova logomarca, substituindo o enforcado da carta 12 do tarô — símbolo anterior — por uma figura “ainda pendurada, mas com todo o corpo em movimento”.
“O propósito dessa companhia é a transformação. O processo do tecido é de desenvolvimento pessoal, tem muito a ver com uma transformação energética e física desses corpos em relação à autoestima e à dimensão que o corpo tem no sentido de se expressar. Qualquer praticante vai dizer que é um processo de expansão que requer muito esforço e perseverança, e traz muitas potencialidades. É uma transformação da forma que você encara a vida", diz Camila.
Espetáculo de celebração
A programação da mostra de celebração dos 15 anos de história inclui 15 números circenses em aparelhos aéreos diversos, selecionados entre atuais e ex-alunos da companhia.
O evento é viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com execução do Governo de Pernambuco e recursos do Ministério da Cultura. Com isso, os artistas recebem cachê e contam com equipe técnica completa.
“Teremos números de ex-alunos que atuam de forma relevante no cenário do circo em Recife, como a Cia Devir, e outros ex-alunos que atuam em áreas diversas, além de nossos atuais alunos. É uma oportunidade deles colocarem seus processos criativos no palco sem precisar bancar do próprio bolso e cobrar ingresso”, explica Camila Gatis.
A Cia Penduricalho tem no currículo uma série de produções marcantes, como “Cores para o Mundo”, “Shakti”, “Recomeço – Uma Carta para o Futuro” e o recente musical acrobático “Elza, Rita e Gal – As Mulheres do Fim do Mundo”.
Também realizou projetos sociais como o Tecido na Rua e participou de diversos festivais e mostras culturais da cidade.
Programação completa
Sexta-feira – 08/08
- “Felicidade” – Cia Penduricalho
- “Apesar de Você” – Cia Penduricalho
- “The World Is Not Enough” – Cia Penduricalho
- “Quando a Floresta Dança” – Cia Penduricalho
- “Bandolins” – Cia Penduricalho
- “Entrelaçadas” – Cia Penduricalho
- “Ensaio Aberto” – Cia Penduricalho
- “Água-viva” – Thais Botelho
Sábado – 09/08
- “Impulso” – Alunos Cia Penduricalho
- “TEamo MEamo” – Cia Voarte (Ariel Ciccone)
- “Esperança” – Alunas Cia Penduricalho
- “As Bonecas” – Alunas Cia Penduricalho
- “Skyfall” – Alunos Cia Penduricalho
- “Fumaça” – Lilian Queiroz
- “Órbita” – Cia Devir
Serviço
Mostra Comemorativa 15 Anos da Cia Penduricalho
Teatro Apolo – Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Dias 08 e 09 de agosto, às 20h
Entrada gratuita – retirada de ingressos a partir das 19h
Instagram: @ciapenduricalho