Secretária Erika Lacet deixa Controladoria-Geral de Pernambuco; Renato Cirne assume
Mudança ocorre um dia após governo trocar o secretário estadual da Fazenda. Secretário Executivo da CGE assume a liderança da pasta.

Clique aqui e escute a matéria
A secretária da Controladoria-Geral de Pernambuco, Erika Lacet, pediu demissão e deixou cargo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta (26), um dia após o governo também trocar o secretário estadual da Fazenda.
No lugar de Erika, quem assume a CGE é Renato Barbosa Cirne, que atuava como secretário Executivo de Transparência e Controle da Controladoria.
De acordo com a publicação no DO, a saída ocorreu "a pedido" de Erika. Ela liderava a Controladoria-Geral desde o início do governo Raquel Lyra. Antes disso, ela já havia sido secretária da CGE entre 2019 e 2021, no governo Paulo Câmara.
O novo secretário, Renato Cirne, é bacharel em Administração de Empresas e em Física, e é mestre em Engenharia da Computação. Ele possui pós-graduação em Perícia e Auditoria Contábil e em Ciência de Dados e Analytics.
Cirne presidiu o Grupo de Trabalho de implantação da LGPD no governo e diz ter experiência nas áreas de Auditoria, Controle Interno e Gestão de Riscos.
Na SCGE, foi coordenador das Ações de Auditoria, diretor de Estudos Especiais e Projetos Estratégicos, diretor de Controle da Qualidade de Gastos, diretor de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas, assessor técnico, além de secretário executivo de Transparência e Controle.
“Renato Cirne tem ampla experiência na Controladoria-Geral e agora contribuirá com o nosso Estado à frente da pasta. Aproveito para agradecer a Érika Lacet pelo seu trabalho ao longo desses dois anos e nove meses”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Secretário da Fazenda foi substituído ontem
A mudança na CGE ocorre um dia após o governo de Pernambuco anunciar a saída de Wilson de Paula da secretaria da Fazenda. No lugar dele, entrou o auditor fiscal Flávio Martins Sodré da Mota.
Wilson de Paula assumiu o cargo em janeiro de 2023, uma semana após a posse da governadora Raquel Lyra (PSDB). Na despedida, ele considerou cumprida sua missão de reorganizar as contas públicas do estado, que apresentavam dificuldades identificadas ainda na fase de transição de governo.
"Agradeço a Wilson de Paula pela sua contribuição à frente da Secretaria da Fazenda desde o início da nossa gestão e dou boas-vindas a Flávio nesta nova missão", declarou a governadora.
O novo secretário, Flávio Sodré, é servidor de carreira e coordena o Tesouro Estadual desde 2023. Formado em engenharia eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1992, ingressou como auditor fiscal da Fazenda estadual no mesmo ano. Também já atuou como diretor de Planejamento e no Controle da Ação Fiscal.