Política | Notícia

Justiça italiana mantém prisão da deputada Carla Zambelli

Parlamentar, que está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, passou por uma audiência de custódia na Corte de Apelação de Roma nesta sexta

Por JC Publicado em 01/08/2025 às 10:00 | Atualizado em 01/08/2025 às 10:51

Clique aqui e escute a matéria

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) vai continuar presa na Itália durante o processo de extradição para o Brasil. A decisão foi da Justiça italiana nesta sexta-feira (1º). A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, e por integrantes da Polícia Federal.

A parlamentar, que está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, passou por uma audiência de custódia na Corte de Apelação de Roma, nesta sexta (1°), e a Quarta Seção do Tribunal de Roma decidiu pela permanência da parlamentar no presídio. O Brasil pede a extradição da deputada licenciada.

O Ministério da Justiça da Itália deve submeter o processo ao tribunal responsável, que analisará os desdobramentos legais.

Se a solicitação de extradição for aceita, caberá ao governo italiano estabelecer os termos para a possível transferência, conforme previsto na legislação penal vigente.

 

Relembre o caso Carla Zambelli

O Ministério da Justiça já havia solicitado oficialmente a extradição da ex-deputada, que é considerada foragida após ter sido condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte também determinou a perda do mandato, o que ainda será analisado pela Câmara.

A decisão do STF foi tomada após Zambelli ser acusada de invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023, em parceria com o hacker Walter Delgatti, que também está preso.

A parlamentar deixou o Brasil desde maio. Inicialmente, após sair do país, a deputada passou pelo Estados Unidos e se mudou para Itália. A parlamentar possui cidadania italiana.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe

Tags