Política | Notícia

Alckmin revela conversa 'longa' com secretário de Comércio dos EUA para reverter tarifas

Vice-presidente diz que defendeu negociação "sem contaminação política" e alertou para o risco de um cenário "perde-perde" entre Brasil e EUA

Por JC Publicado em 24/07/2025 às 21:24

Clique aqui e escute a matéria

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, revelou nesta quinta-feira (24) que o governo brasileiro está mantendo conversas diretas e em alto nível com os Estados Unidos para tentar reverter a tarifa de 50% sobre os produtos do país.

Segundo ele, no último sábado, houve uma "conversa longa", de cerca de 50 minutos, com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick.

Em coletiva de imprensa, Alckmin, que também é ministro da Indústria, detalhou a posição que o Brasil levou à mesa de negociação, que, segundo ele, está sendo conduzida "por canais institucionais e de forma reservada".

"Destacando o interesse do Brasil na negociação, e destacando que o presidente Lula tem orientado negociação, não ter contaminação política nem ideológica", afirmou o vice-presidente, em um recado claro de que o governo brasileiro tenta separar a pauta comercial das justificativas políticas usadas por Donald Trump para a taxação.

Inflação nos EUA x Prejuízo no Brasil

Alckmin reforçou o argumento de que "não há razão econômica" para a medida e alertou que sua implementação, a partir de 1º de agosto, criaria um cenário "perde-perde".

Segundo ele, a tarifa geraria aumento da inflação para o consumidor nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, uma forte diminuição das exportações brasileiras.

A revelação da conversa mostra que, apesar das tensões públicas, os canais de diálogo entre os dois governos permanecem abertos na tentativa de encontrar uma solução antes do prazo final.

(Com informações do Estadão Conteúdo).

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe

Tags