Empresários americanos pressionam por diálogo para evitar tarifa de 50% contra o Brasil
U.S. Chamber, a maior organização empresarial do mundo, e AmCham Brasil, a maior câmara americana fora dos EUA, lideram o apelo pelo diálogo

Clique aqui e escute a matéria
A Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber) e a AmCham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) divulgaram uma carta conjunta e uma nota em defesa do diálogo comercial entre Brasil e Estados Unidos.
O objetivo é superar a crise causada pela proposta de aplicação de uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados para o mercado americano, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
As duas entidades solicitam aos governos dos Estados Unidos e do Brasil que se engajem em negociações para evitar a implementação da tarifa.
Segundo a nota conjunta, “a imposição dessa medida como resposta a questões políticas mais amplas tem o potencial de causar danos graves a uma das relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos, além de estabelecer um precedente preocupante”.
Impactos potenciais da tarifa
Os empresários alertam que a tarifa proposta de 50% traria consequências significativas para a economia americana e para a relação bilateral:
- afetaria produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos;
- elevaria os custos para as famílias e reduziria a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos;
- mais de 6.500 pequenas empresas nos Estados Unidos dependem de produtos importados do Brasil;
- 3.900 empresas norte-americanas têm investimentos no Brasil.
- o Brasil está entre os dez principais mercados para exportações dos Estados Unidos, sendo destino de aproximadamente US$ 60 bilhões em bens e serviços americanos a cada ano.
Relação comercial e solução negociada
A nota destaca que “uma relação comercial estável e produtiva entre as duas maiores economias das Américas beneficia consumidores, sustenta empregos e promove prosperidade em ambos os países”.
Para apoiar a resolução, a U.S. Chamber e a AmCham Brasil afirmam que estão à disposição para “apoiar iniciativas que favoreçam uma solução negociada, pragmática e construtiva — que evite a escalada da atual situação e garanta a continuidade de um comércio bilateral mutuamente vantajoso”.
Entidades envolvidas
A U.S. Chamber of Commerce é a maior organização empresarial do mundo, representando empresas de todos os portes e setores da economia.
Seus membros incluem desde pequenos negócios e câmaras de comércio locais até grandes corporações e associações setoriais.
A AmCham Brasil é a maior entidade multissetorial do Brasil e a maior Câmara Americana de Comércio entre as 117 existentes fora dos Estados Unidos.
Presente no Brasil desde 1919, a AmCham Brasil representa cerca de 3.500 empresas.