MDB se prepara para disputa entre Raul Henry e Jarbas Filho pela presidência do partido em Pernambuco
Disputa interna do partido, intensificada nos últimos meses, chega a um importante capítulo neste sábado (24), na eleição presidencial do MDB-PE

O cenário final para a disputa ferrenha dentro do MDB em Pernambuco está posto. Neste sábado (24), o partido realiza sua convenção estadual, com a eleição para presidente estadual, na Câmara do Recife, a partir das 9h.
A disputa será entre o atual presidente do partido, Raul Henry, que está no cargo desde 2015 e busca a reeleição, contra o deputado estadual Jarbas Filho.
Na sexta-feira (23), véspera da eleição, os dois candidatos divulgaram vídeos nas suas redes sociais. Após o período de trocas de farpas e acusações, ao menos agora os dois convergem em um ponto: que o partido precisa de união.
Em seu vídeo, Raul Henry recorreu à sua história no MDB, mas reconheceu que a legenda perdeu força em Pernambuco nos últimos anos, apontando divisão interna a partir de 2022. O atual presidente destacou esperança na construção da "unidade partidária".
"Reconheço que, de 2020 para cá, quando nos dividimos a partir de 2022, começou a haver uma certa divisão de opiniões dentro do partido, e que nós perdemos força. Mas eu espero que a gente volte a construir unidade partidária para que ele volte a crescer em Pernambuco", declarou Henry.
Jarbas Filho, por sua vez, afirmou "vontade" para "liderar um novo tempo" no MDB, destacando que é "hora de virar a página" e também enfatizando o desejo de união no partido.
"Estou aqui com muita vontade, disposição e coragem pra liderar um novo tempo à frente do partido. Chegou a hora de virar a página, mas sem perder as marcas já construídas, por nomes como Ulisses Guimarães e Jarbas Vasconcelos. [...] Juntos, faremos o MDB unido e forte novamente", disse.
Também nas redes sociais de Jarbas Filho, o ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos reforçou o apoio à candidatura de seu filho.
"Um partido em favor de Pernambuco. Queremos ver o MDB que sempre conhecemos, protagonista do nosso estado, que volte a trabalhar com firmeza para ajudar a população, especialmente aqueles que mais precisam. Vamos construir um MDB unido, forte e independente", completou Jarbas Vasconcelos, que se aposentou da vida política em 2023.
Herança política de Jarbas no centro da disputa do MDB
A disputa no MDB se intensificou no último mês de abril, com uma verdadeira guerra pública entre Raul Henry e Jarbas Filho.
No centro da disputa está o ex-governador de Pernambuco e ex-Senador da República, Jarbas Vasconcelos, cuja herança política segue em debate entre os candidatos à presidência do MDB-PE e outros quadros importantes do partido.
Afastado da vida pública desde 2023, Jarbas Vasconcelos voltou à cena ao declarar apoio ao seu filho e ao senador Fernando Dueire, na disputa pela presidência estadual do MDB. À época, Jarbas apontou a necessidade de renovação no comando da legenda em Pernambuco.
Após o anúncio, Raul reagiu ao movimento de Jarbas, citando sua trajetória ao lado do ex-governador na política e apontou que as condições de saúde dele "impossibilitam de fazer avaliações dos fatos políticos".
A declaração teve resposta de Jarbas Filho, que acusou Raul de ser um "usurpador que sempre trabalhou para se promover às custas" do ex-governador.
O senador Fernando Dueire, por sua vez, afirmou que o deputado estadual é o "legítimo herdeiro político" de Jarbas Vasconcelos.
Após a troca de acusações e reivindicações, Raul ganhou o apoio público de Adriana Vasconcelos, filha de Jarbas e irmã de Jarbas Filho. Em carta aberta, a advogada enfatizou a trajetória do presidente do partido ao lado do ex-governador, destacando que Raul "continua sendo o nome mais preparado" para liderar o MDB.
Chapas
Para a disputa, Raul reuniu em sua chapa quadros importantes do partido como o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, a deputada federal lza Arruda e o vereador do Recife Samuel Salazar.
Também figura na chapa de Raul a advogada Adriana Vasconcelos, filha de Jarbas Vasconcelos e irmã do deputado Jarbas Filho, também candidato à presidência do partido.
Emedebistas históricos como Alexandre Ferrer, Bruno Lisboa e Murilo Cavalcanti, também declararam apoio ao atual presidente do MDB em Pernambuco.
Já a chapa de Jarbas Filho, que conta com a articulação do seu pai, o ex-governador de Pernambuco e ex-Senador da República, Jarbas Vasconcelos, possui o apoio de prefeitos e quadros históricos do jarbismo.
Ao todo, Jarbas Filho tem apoio de nove dos onze prefeitos eleitos pelo MDB em 2022: Cloves Ramos (Afrânio), Sergio Colin (Toritama), Otávio Pedrosa (Bodocó), Túlio Monteiro (Buíque), Guilherme Vasconcelos (Poção), Elias Batista (Pombos), Washington Angelo (Tacaratu), Catharina Garziera (Lagoa Grande) e Aleudo Benedito (Serrita).
A chapa de Jarbas Filho para disputar o comando estadual do MDB também conta com o apoio do senador Fernando Dueire e de quadros históricos do partido como os advogados João Bosco Tenório e Paulo Henrique Maciel, o jornalista Ricardo Carvalho, além dos jarbistas Severino Mendonça, Tom Uchoa, Marta Guerra, Miriam e Tonynho Rodrigues, além de Marcello Cavalcanti.
Jarbas Filho também conta com o apoio de integrantes do “núcleo duro” do ex-governador em suas gestões e mandatos, os assessores Petrônio Siqueira e Aristeu Plácido, que também somam forças ao grupo, que conta com a participação do vereador do Recife Fabiano Ferraz.
Ex-prefeitos também declararam apoio à candidatura de Jarbas Filho, como Arquimedes Valença (Buíque), Vilmar Cappellaro, Jorge e Rose Garziera (Lagoa Grande), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Josimara Cavalcanti (Dormentes), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco) e Nininho Carvalho (Parnamirim).
Cada chapa conta com 70 membros, ao todo. Na distribuição por município, a chapa de Raul Henry conta com representantes de 18 municípios, com maioria de membros de Vitória de Santo Antão (25) e Recife (21).
Já na chapa de Jarbas Filho, 30 municípios estão representados, com maioria de membros de Recife (23), Lagoa Grande (4) e Buíque (4).