MDB | Notícia

Jarbas Filho recebe apoio de Dueire para presidir MDB em Pernambuco: "Talvez a missão mais honrosa da minha vida"

Senador divulgou nota, lançando o nome de Jarbas Filho para disputar a presidência estadual do MDB, como o "legítimo herdeiro" de Jarbas Vasconcelos

Por Pedro Beija Publicado em 10/04/2025 às 17:16 | Atualizado em 10/04/2025 às 17:19

O senador Fernando Dueire (MDB) divulgou nota, no início da tarde desta quinta-feira (10), onde defendeu o nome do deputado estadual Jarbas Filho para concorrer à presidência do MDB em Pernambuco, em pleito marcado para o próximo dia 24 de maio. Antes cotado para disputar a presidência estadual do partido, Dueire destacou que não há quadro mais preparado no MDB como o "herdeiro político" do ex-governador Jarbas Vasconcelos.

Em nota, Dueire relembra sua trajetória ao lado de Jarbas Vasconcelos no Governo de Pernambuco e no Senado Federal e criticou o momento atual do MDB, hoje comandado por Raul Henry. Para Dueire, o partido está "envelhecido e cartorialmente engessado" e que "suplica por uma renovação".

"O MDB, partido do qual Jarbas foi um dos fundadores, em Pernambuco perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras. Envelhecido e cartorialmente engessado, hoje suplica por uma renovação. Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio. Jarbas Filho faz um mandato exemplar e guarda o caráter e a conduta irretocável de seu pai", diz Dueire, em trecho da nota.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

"Missão mais honrosa da minha vida"

Apesar da manifestação de Dueire em torno do nome de Jarbas Filho, o deputado estadual não confirma sua candidatura para disputar a presidência estadual do MDB. Em contato com o JC, Jarbas afirmou que recebe "com muita honra" a posição de Dueire, mas destacou que ainda vai discutir com as lideranças e os filiados. O prazo para definição das candidaturas é 14 de maio, 10 dias antes do pleito.

No entanto, Jarbas Filho não descarta concorrer ao cargo, se existir entendimento em torno de seu nome. O deputado afirmou que se sente "pronto" e "preparado" e que liderar o partido que teve o pai, Jarbas Vasconcelos, como fundador, pode vir a ser a "missão mais honrosa" de sua vida.

"Se todos entenderem que o meu nome é o melhor nome, é o nome que une o partido, eu me sinto pronto, eu me sinto preparado. Talvez seja a missão mais honrosa da minha vida que é liderar o partido que meu pai é fundador", afirmou.

Jarbas Filho reafirmou que o posicionamento de seu pai sobre o partido é "inquestionável" e que o processo eleitoral do partido em Pernambuco também tem como questão "a honra, a história e o legado de Jarbas Vasconcelos".

O deputado afirmou que o envolvimento do ex-governador no processo eleitoral do MDB é "muito natural" e destacou que não entende como o atual presidente do partido, Raul Henry, questionou a manifestação de apoio de Jarbas.

"A nota que ele lançou na última sexta-feira foi declarando apoio ao nosso grupo, o meu e de Fernando Dueire, para a liderança do partido e que é uma coisa muito natural, até agora a gente não entendeu como é que o atual presidente do meu partido veio questionar uma coisa dessa"

Relação com Raul será apenas política: "Relação pessoal não existe mais"

Ainda de acordo com Jarbas Filho, a relação com Raul Henry será apenas política, após as declarações da última sexta-feira (4). O deputado afirmou que não tem nenhum interesse em conversar com o presidente estadual do MDB e atual secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife. 

"Eu não tenho mais nenhum interesse de conversar com Raul sobre o acontecido. Eu reitero que o que está posto, realmente está posto, está muito bem posto", disse.

"Minha relação com Raul vai ser apenas na questão partidária. Se ele mesmo não conseguindo ser reconduzido, se ele continuar no partido, minha relação com ele vai ser apenas política. A relação pessoal não existe mais", complementou.

Confira, na íntegra, a nota de Fernando Dueire:

"Os valores e princípios do ex-governador Jarbas Vasconcelos cativaram o Recife, Pernambuco e o País. Jarbas é um símbolo das corajosas lutas democráticas, e também de um gestor que, com a ajuda de uma equipe valorosa e dedicada, recuperou através de políticas públicas inovadoras a alta estima de seu povo.

Tive a honra de servir ao seu governo por uma escolha sua, pessoal, em uma ampla área ligada aos serviços públicos e de infraestrutura econômica e social. Ao concluir seus dois mandatos como governador de Pernambuco me fez mais um honroso convite, dessa feita para fazer parte de sua assessoria técnica no Senado Federal.

Em 2018, em sua última disputa de um mandato popular, me surpreendeu com uma nova distinção, ocupar a sua suplência. Eleito senador, depois de quatro anos entendeu que seria a hora de se aposentar e, portanto assumi a continuidade de seu mandato, que busco honrar com empenho.

Nesse período, o MDB, partido do qual Jarbas foi um dos fundadores, em Pernambuco perdeu força política e teve desbotadas suas bandeiras. Envelhecido e cartorialmente engessado, hoje suplica por uma renovação. Ninguém mais preparado e com legitimidade indiscutível do que seu herdeiro político, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. Ele sim é o depositário fiel desse patrimônio. Jarbas Filho faz um mandato exemplar e guarda o caráter e a conduta irretocável de seu pai.

Portanto, é com entusiasmo que incentivo o seu legítimo herdeiro, o deputado Jarbas Filho, a disputar a presidência do MDB de Pernambuco. Que ele, ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e novas lideranças forjadas no partido possam recuperar a chama de uma luta cívica e corajosa pelo nosso povo. Este é um momento de desprendimento e largueza dos que há mais de 10 anos lá estão, para que novos talentos possam construir o futuro que o partido precisa reencontrar.

Sigo firme no espírito de luta, somando forças para reconstruir um MDB que valorize seu patrimônio de conquistas e aponte para os desafios do futuro.

Fernando Dueire
senador"

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Compartilhe