Sem acordo, MDB de Pernambuco marca convenção para maio
Ministro de Lula se envolve com suposta corrupção, o presidente promete afastá-lo, mas decisão demorou a chegar: Juscelino Filho pegou o beco

24 DE MAIO — O DESTINO DO MDB DE PERNAMBUCO
Ainda que nem todos tenham tomado uma xícara de café para apaziguar os ânimos, o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP); o presidente estadual da legenda, Raul Henry; o senador Fernando Dueire e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, acertaram a data da convenção estadual: 24 de maio, bem no Dia Nacional do Café.
SEM CONSENSO, ‘VAMOS PARA À DISPUTA’
A coluna apurou que houve quem propusesse um entendimento “para evitar divisão interna”. Era tarde! “Agora é focar no trabalho que tem que ser feito”.
DE VITÓRIA PARA O BRASIL
Encontro no salão Verde, o principal da Câmara dos Deputados, o prefeito de Vitória de Santo Antão (PE), Paulo Roberto (MDB), e conversamos sobre sua eleição de vice-presidente de Tecnologia e Inovação Educacional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). “Já vimos realizando um trabalho nesse sentido, trabalho, aliás reconhecido internacionalmente”, premiado pelo Unicef [fundo das Nações Unidas para a Infância] e o programa Primeira Infância. “No colegiado da FNP vamos compartilhar boas práticas, na área de inovações tecnológicas”.
LíQUIDO E CERTO
Fernando Dueire foi escolhido relator do empréstimo no valor de 90 milhões de dólares junto ao Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) para projeto de saneamento rural no Estado de Pernambuco. Consultores do gabinete do senador já estão debruçados na análise apresentada pela Fazenda Nacional. A expectativa de Dueire é de, no máximo, em 15 dias o relatório seja submetido à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
PEGOU O BECO
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão para se dedicar “a defesa com serenidade e firmeza”, acreditando “que a verdade há de prevalecer”. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República, por envolvimento em desvio de emendas parlamentares para obras em Vitorino Freire (MA), cidade que à época, era comandada por sua irmã Luanna Rezende. O União Brasil vai indicar o deputado Pedro Lucas, também do Maranhão, para a vaga de Juscelino Filho.
BÍBLIA NAS ESCOLAS
E, de novo, o Supremo Tribunal Federal (STF) mediando se uma unidade da Federação, no caso específico, o Rio Grande do Norte, pode comprar, pelo menos, dez exemplares de Bíblias, “para estarem disponíveis em seus acervos bibliotecários”.
RELATOR É CONTRA
Ministro Nunes Marques é contra a lei estadual, por entender que a regra oferece “tratamento desigual entre os cidadãos”, empregando recursos públicos para esse fim. A votação prossegue.
MEU PET, MINHA VIDA
Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou projeto com regras sobre transporte de animais de estimação em voos domésticos. A mais importante delas determina que 50kg é o limite para transporte do cão na cabine. Se o dono - que os senadores chamam de tutor - não estiver no voo, a companhia aérea terá de fazer monitoramento do animal.
PENSE NISSO!
Há dois importantes fatos que gostaria de analisar com os leitores desta coluna, sobre a demissão, a pedido, de Juscelino Filho, das Comunicações.
Primeiro eu destaco “a pedido” porque no passado, o presidente Lula da Silva (PT) tinha dito que se o auxiliar fosse denunciado pela Procuradoria-Geral da República ele demitiria Juscelino.
A denúncia foi formulada, mas Lula não tomou a decisão. Ai, houve uma série de reuniões em Brasília, do presidente do União Brasil, Antônio de Rueda; lideranças da legenda; a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o próprio Juscelino, e “candidatos” ao cargo. O partido recomendou a renúncia para que o aliado não ficasse ainda mais exposto.
Enquanto o União Brasil já sondava aliados para indicar o substituto de Juscelino, na minha playlist tocava “Dona Tereza” (Elias Soares e Clóvis Matias), imortalizada na voz de Azulão: “Mané, você tem coragem de pensar bobagem numa hora dessa. Mané, foi um grande erro, depois do enterro a gente conversa”.
Pense nisso!