POLITICA | Notícia

No MDB, chapa de Jarbas Filho tem maior número de membros do Recife e na de Raul o maior número é de Vitória

A composição das chapas deixa claro que elas trazem peculiaridades que podem mostrar como ficará o partido após o resultado,dependendo do vencedor

Por TEREZINHA NUNES Publicado em 17/05/2025 às 8:32

A eleição que o MDB de Pernambuco vai realizar no próximo dia 24 para escolha do novo diretório estadual e da nova executiva terá 97 votantes, mas como alguns deles, pela função que ocupam no partido, têm direito a mais de um voto, o número total de votos chega a 114. Divulgada a composição oficial das chapas do atual presidente e candidato à reeleição Raul Henry e do deputado estadual Jarbas Filho fica claro que elas trazem algumas peculiaridades que podem demonstrar como ficará o partido após o resultado final, dependendo de quem for o vencedor.

A Chapa de Raul mostra que 1/3 dos votos do diretório serão controlados por um único município, Vitória de Santo Antão, terra do prefeito do MDB, Paulo Roberto Arruda que exerce cada vez mais influência sobre a legenda. Caso Raul saia vencedor dividirá com ele o comando do MDB. Das 70 vagas do Diretório proposto por Raul 35,71% estão ocupadas por vitorienses. A capital, Recife, tem 30% e os demais estão espalhados em 18 municípios.

Já a chapa do deputado estadual Jarbas Filho tem 32,86% dos seus membros oriundos do Recife e os demais estão espalhados por 29 municípios, favorecendo 80% prefeitos do partido que decidiram apoiá-lo. A maior expressão do Recife se deve à influência do ex-governador Jarbas Vasconcelos na capital e à sua decisão de se engajar na campanha de Jarbas Filho. Já no interior, além dos prefeitos, o próprio Jarbas, Jarbas Filho e o senador Fernando Dueire têm influência e trabalho realizado através dos seus mandatos. Jarbas enquanto esteve no Senado sempre recebeu todos que o procuraram e o mesmo faz agora Fernando Dueire, o que levou Jarbas Filho a ter a maior parte dos seus votos em municípios interioranos.

Contas reprovadas ou com pendências

Mas o acirramento da campanha em torno dos dois candidatos não está restrita aos números acima, podendo respingar em outras pessoas até o dia da eleição. Partidários de Jarbas Filho acessaram os dados do TRE e descobriram – eles estão repassando a informação a eleitores do dia 24 – que nos últimos cinco anos as contas do MDB no estado ou foram reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral ou se encontram com pendências junto àquela corte.

Recursos hídricos

O deputado estadual sertanejo Luciano Duque foi reconduzido ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Pernambuco. O deputado Henrique Filho é suplente do mesmo colegiado. Os dois representam a Assembleia Legislativa. O Conselho é o principal órgão de deliberação e consulta na gestão das águas de Pernambuco. Entre suas funções estão a de aprovar a Politica Estadual de Recursos Hídricos e definir a aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Pergunta que não quer calar

Depois da eleição do dia 24 ainda será possível a convivência pacífica dentro do MDB?

 

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhe