PODERES | Notícia

Raquel Lyra está confiante com aprovação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão na Alepe

Texto será votado na CCLJ nesta terça (29). Governadora também espera celeridade na convocação da sabatina do novo administrador de Noronha.

Por Rodrigo Fernandes, Letícia Mendes Publicado em 28/04/2025 às 11:10 | Atualizado em 28/04/2025 às 11:49

A governadora Raquel Lyra (PSD) está confiante na aprovação do projeto que autoriza a contratação de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão para obras em Pernambuco. O texto foi apresentado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) há mais de um mês e deve ser votado nesta terça-feira (29) na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, depois de ser postergada pela presidência do colegiado.

"Estamos confiantes em, mais uma vez, ter aprovado, por imensa maioria na Assembleia, o pedido de empréstimo e financiamento. Esses recursos servirão sobretudo para que a gente possa avançar em estradas, água, saúde e segurança para o estado", afirmou a governadora em entrevista concedida durante o Congresso da Amupe, nesta segunda (28), no Recife.

A demora na apreciação do texto na comissão se deu porque os membros de oposição questionaram a necessidade de contratação de um novo empréstimo.

O relator da pauta no colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB), solicitou formalmente ao governo explicações sobre a viabilidade financeira do novo crédito. O retorno foi enviado pela equipe de Raquel na semana passada e considerado satisfatório, o que destravou a tramitação da matéria.

A expectativa é de que o projeto seja aprovado com facilidade na CCLJ nesta terça. Ele ainda deverá passar pelas comissões de Finanças, Orçamento e Tributação e de Administração Pública antes de chegar ao plenário.

Celeridade com Noronha

Ainda durante a entrevista, Raquel Lyra também afirmou que espera mais celeridade na sabatina do novo administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, anunciado pelo governo há mais de 80 dias.

O gestor ainda não foi convocado pelo presidente da CCLJ, Alberto Feitosa (PL), que vem represando o chamamento por causa de rusgas com o governo estadual por causa da desistência do indicado anterior e pelo atraso no pagamento das emendas parlamentares de 2024.

Com a colocação do empréstimo de $ 1,5 bilhão na pauta na CCLJ, Raquel espera agilidade também na pauta do arquipélago.

"Da mesma forma que a gente tem feito com o volume de recursos que a gente tem implantado em Pernambuco, a gente também poder fazer através do empréstimo e com a aprovação do novo nome do administrador de Fernando de Noronha, o mais rápido possível, para que a gente possa ter a liderança do administrador trabalhando na ilha, avaliando cada vez mais o trabalho que o governo do estado vem fazendo lá", declarou a governadora.

Semanas atrás, Alberto Feitosa afirmou que as indicações antecipadas dos novos funcionários do arquipélago geraram um desconforto, indicando não ter pressa em fazer a sabatina com Virgílio Oliveira. Ele também criticou a desindicação do nome anterior colocado no posto, retirado pelo governo um dia antes da sabatina na comissão.

Nesta segunda-feira, ele reforçou ao Jornal do Commercio que não deve colocar a pauta em votação tão cedo.

"Ela sabe a lambança que fez em relação a Noronha. Quando tivermos espaço na agenda e quando ela tiver consideração, colocaremos em pauta. Se ela está tão preocupada com prazo, tem que dar o exemplo e cumprir o prazo das emendas. A casa não tem clima para votar alguma coisa que a governadora está colocando. As pessoas me pedem para dar prioridade para o que é de interesse dos pernambucanos, e não da governadora. Aqui é uma casa que funciona com muito respeito ao Executivo e, principalmente, ao povo pernambucano, mas a subserviência, se existia, é coisa do passado", disse Feitosa.

Sem administrador geral, o arquipélago está sendo gerido pelo adjunto Aglailson Neto, nomeado pelo governo estadual neste mês de abril.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe