Mundo | Notícia

Em meio a ataques de Trump, Pix expande e chega em larga escala aos Estados Unidos

Parceria permitirá que varejistas dos EUA, como os da Flórida e de Nova York, aceitem o pagamento via QR Code em suas maquininhas.

Por Túlio Feitosa Publicado em 23/07/2025 às 19:12 | Atualizado em 23/07/2025 às 19:25

Clique aqui e escute a matéria

Em um movimento que contrasta diretamente com as recentes ameaças comerciais do governo americano, o sistema de pagamento instantâneo brasileiro, o Pix, acaba de ser lançado em larga escala nos Estados Unidos.

A expansão é fruto de uma parceria entre a gigante de pagamentos norte-americana Verifone e a empresa brasileira PagBrasil.

A novidade acontece justamente no momento em que a gestão do presidente Donald Trump incluiu o Pix em uma investigação formal contra o Brasil por supostas "práticas comerciais injustas".

Como vai funcionar para o turista brasileiro?

Até agora, o uso do Pix nos EUA era restrito. Com a nova parceria, qualquer varejista americano que utilize as máquinas da Verifone — presente em 75% dos maiores varejistas do país — poderá oferecer o Pix como forma de pagamento.

O processo será simples para o consumidor:

  • O lojista digita o valor da compra em dólares.
  • A maquininha gera um QR Code do Pix.
  • O cliente brasileiro escaneia o código com seu aplicativo de banco.
  • O valor aparece na tela do celular já convertido para reais, com o IOF de 3,5% incluído.
  • Após a confirmação, o pagamento é aprovado instantaneamente.

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Mercado e expansão global

A iniciativa visa atender ao crescente fluxo de turistas brasileiros nos EUA, que hoje é de 1,9 milhão de pessoas por ano e deve aumentar com a Copa do Mundo de 2026. Para os lojistas americanos, a vantagem está no custo, já que a taxa de transação do Pix (2%) é, em geral, menor que a dos cartões de crédito.

Madhu Vasu, vice-presidente da Verifone, classificou o lançamento como um "divisor de águas para os varejistas norte-americanos em destinos turísticos importantes como a Flórida e Nova York".

A chegada em massa aos EUA consolida a expansão internacional do Pix, que já está presente em países como Portugal e Argentina, e serve de inspiração para o novo sistema de pagamentos instantâneos da Colômbia.

(Com informações do Estadão Conteúdo).

Compartilhe

Tags