Cultura | Notícia

Escritora pernambucana lança coletânea em Paris durante o Ano do Brasil na França

A coletânea bilíngue "Estudos em Escrita Criativa no Brasil 2025 – Escritores Brasileiros em Paris" foi lançada na última sexta-feira (12)

Por Aisha Vitória Publicado em 17/09/2025 às 18:55

Clique aqui e escute a matéria

A escritora e doutora em escrita criativa, Patrícia Gonçalves Tenório, lançou na última sexta-feira (12), em Paris, a coletânea bilíngue “Estudos em Escrita Criativa no Brasil 2025 – Escritores Brasileiros em Paris / Études en Écriture Créative au Brésil 2025 – Écrivains Brésiliens à Paris”.

O evento ocorreu na Librairie Portugaise & Brésilienne, tradicional espaço da literatura lusófona na capital francesa e reuniu escritores, professores, acadêmicos e leitores.

Sobre a publicação

A publicação reúne 20 textos de professores e jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco no tema “Democracia e Globalização Equitativa”. Além do lançamento, houve debates sobre o papel da escrita criativa como ferramenta de transformação social.

A ação integra a programação oficial do Ano do Brasil na França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

“Essa é uma oportunidade de mostrar como a escrita criativa pode transformar vidas e romper fronteiras, não apenas geográficas, mas sociais”, destacou Patricia Tenório, idealizadora do projeto Estudos em Escrita Criativa, que atua há oito anos em ações formativas.

 

Divulgação
Estudos em Escrita no Brasil - Divulgação

Próximos lançamentos no Brasil e sobre a autora

Depois de Paris, a coletânea será lançada no Rio de Janeiro, em 24 de outubro, e em Recife, em 12 de dezembro, ampliando a difusão da literatura brasileira dentro e fora do país.

Patricia Tenório é autora de 35 livros, entre eles “O major – eterno é o espírito”, “Samanta, Breves estórias do tempo”, “Prosa reunida e Poesia reunida”.

Reconhecida no Brasil e no exterior, é criadora do Projeto Literário On-Line Estudos em Escrita Criativa.

Graduada em Ciências da Computação (Unicap), mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS), foi também uma das idealizadoras da primeira especialização lato sensu em Escrita Criativa (Unicap/PUCRS).

Projeto EEC Social

Criado por Patricia, o Estudos em Escrita Criativa Social (EEC Social) promove desde 2016 o acesso gratuito à formação literária para jovens em situação de vulnerabilidade no Recife e Região Metropolitana.

O curso inclui aulas presenciais, mentorias e acompanhamento psicológico, com foco na produção do primeiro livro dos participantes.

O projeto conta com docentes renomados da área e busca revelar novos talentos da literatura brasileira.

Saiba como acessar o JC Premium

Compartilhe

Tags