Dois municípios de Pernambuco estão na lista dos 10 com maior taxa de mortes no País
Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, ambos no Grande Recife, aparecem no novo ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Clique aqui e escute a matéria
Dois municípios de Pernambuco fazem parte da lista dos 10 com maior taxa de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes no País. O novo ranking, referente ao ano de 2024, foi divulgado nesta quinta-feira (24) no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, ambos localizados no Grande Recife, aparecem em 5º e 6º lugar, respectivamente, no ranking dos mais violentos.
Com 159 vidas perdidas e aumento de 16,1%, o Cabo finalizou o ano passado com uma taxa de 73,3 mortes por 100 mil habitantes.
O município, como citou o Anuário, sofre com a atuação de facções ligadas ao tráfico de drogas e é disputada há anos pelo Comando Litoral Sul (antiga Trem Bala), a mais forte e que age com extrema violência em vários municípios da Mata Sul do Estado.
Recentemente, em um movimento meramente político, o prefeito do Cabo, Lula Cabral (SD), solicitou à governadora Raquel Lyra que as Forças Nacionais fossem acionadas para ajudar no combate à violência na cidade. O Estado, no entanto, negou o pedido, argumentando que houve redução de 14% nos registros de homicídios entre os meses de janeiro e junho deste ano.
Já São Lourenço da Mata, com 86 registros, teve taxa semelhante: 73 mortes por 100 mil habitantes. O município também sofre com a guerra entre grupos rivais pelo domínio do tráfico.
As mortes violentas intencionais englobam os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesão corporal seguida de morte e óbitos decorrentes de intervenções das forças de segurança.
SDS DIZ QUE NÚMEROS NO CABO E EM SÃO LOURENÇO ESTÃO CAINDO
Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) afirmou que, no primeiro semestre de 2025, o Cabo registrou uma redução de 8,5% nos homicídios e de 28,5% nos roubos, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Já São Lourenço, segundo a pasta, registrou uma redução de 15,2% nas mortes neste primeiro semestre, além de 20,9% de queda em assaltos.
"Atuamos com atenção especial, somando inteligência, reforço operacional e integração entre as polícias. Estamos fortalecendo a presença do Estado na região com planejamento, investigação e policiamento qualificado, sem depender de ações pontuais ou externas", disse, em nota, o secretário Alessandro Carvalho sobre as duas cidades.
MUNICÍPIO DO CEARÁ NA LIDERANÇA
A liderança no País ficou com Maranguape, no Ceará, com taxa de 79,9 mortes por 100 mil habitantes. Em 2023 o município, que possui pouco mais de 108 mil habitantes, aparecia no oitavo lugar no ranking com o registro de 78 vítimas. Mas, no ano passado, houve crescimento de 11,5% no número de vítimas.
O território é palco de disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE).
PERNAMBUCO É O 4º ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE MORTES
O novo Anuário também mostrou que Pernambuco teve queda na taxa de mortes violentas intencionais em 2024, mas continua entre os estados mais violentos do País. A taxa caiu de 38,3 (em 2023) para 36,2 (em 2024).
No topo estão os estados do Amapá, Bahia e Ceará.
Sobre o resultado do anuário, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco argumentou que o Estado vem registrando, até o momento, 14 meses consecutivos de queda nas mortes.
"No primeiro semestre de 2025, a redução foi de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, o segundo menor índice de homicídios da série histórica para esse intervalo. Importante ressaltar que esses dados ainda não estão refletidos no Anuário divulgado, que considera o recorte de 2024", disse a pasta estadual.