Dor nas costas atinge 8 em cada 10 pessoas e pode indicar problemas graves na coluna
Espasmos e hérnia de disco estão entre as principais causas da dor lombar. Especialista alerta para sinais que indicam urgência

Clique aqui e escute a matéria
Dor nas costas é uma queixa que atinge a maioria das pessoas em algum momento da vida. Estima-se que cerca de 80% da população mundial já sofreu ou ainda vai sofrer com esse tipo de dor, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mais do que um incômodo pontual, a dor na coluna é uma das principais causas de incapacidade no mundo e pode comprometer significativamente a qualidade de vida.
De acordo com o médico ortopedista Lucas Sales de Melo, especialista em coluna, a dor nem sempre está relacionada apenas à má postura ou a um colchão inadequado.
“Não é só dor lombar, é também perder a qualidade de vida. Quando falamos de dor lombar e dor nas costas, estamos falando de uma condição que pode impactar significativamente o dia a dia das pessoas”, afirma.
Entenda os tipos mais comuns de dor na coluna
Lombar
A dor lombar mais comum é causada por espasmos musculares, normalmente associados a movimentos bruscos ou esforço físico repentino.
“O paciente sente a coluna travar instantaneamente. Pode acontecer na academia, em casa, até mesmo ao se levantar da cama”, explica o especialista.
Discogênica
Outra causa recorrente é a dor discogênica, resultado de alterações nos discos intervertebrais — estruturas que funcionam como amortecedores entre as vértebras.
Ela surge devido à degeneração, desidratação ou pequenas lesões nesses discos. Trata-se de uma dor contínua e profunda, que tende a piorar ao sentar, curvar-se para frente ou permanecer por longos períodos na mesma posição.
Facetárias
Já as dores facetárias — também chamadas de síndrome facetária — provocam sensação de “pontada”, especialmente nas regiões lombar e cervical.
São comuns em pessoas com artrose ou que realizam atividades que sobrecarregam as articulações da coluna.
Dor nas pernas pode indicar hérnia de disco
Uma queixa frequente nos consultórios é a dor irradiada da coluna para as pernas, sintoma típico da chamada dor ciática.
Em muitos casos, a origem do problema está em uma hérnia de disco. “Na maioria das vezes a dor lombar irradiada por membro inferior pode ser causada por uma hérnia de disco na coluna lombar. A depender da localização da hérnia, ela pode dar essa dor irradiada para as pernas”, detalha Lucas Sales de Melo.
Apesar de o sintoma causar preocupação, nem sempre é necessário recorrer à cirurgia. “A maioria dos pacientes que apresentam essa dor ciática são resolvidos sem cirurgia. A maioria dos casos são tratados de maneira conservadora, com medicações e fisioterapia", ressalta o ortopedista.
Quando procurar um especialista em coluna?
A presença de determinados sintomas deve servir de alerta para buscar avaliação médica especializada. Os sinais que merecem atenção imediata incluem:
- Dor persistente nas costas ou no pescoço;
- Formigamento ou dormência;
- Perda de controle da bexiga ou do intestino;
- Fraqueza muscular.
“Esses sintomas podem indicar compressão grave de nervos e requerem intervenção médica", alerta o especialista.
Além disso, dores que não melhoram com analgésicos simples, como dipirona ou paracetamol, também exigem uma consulta com profissional.
Lucas Sales de Melo reforça que o envelhecimento da coluna é natural, mas a dor não deve ser encarada como algo inevitável.
Com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, é possível evitar que o desconforto evolua para um problema crônico e incapacitante.
Confira o videocast Saúde e Bem-Estar, do JC, no Youtube