Glaucoma: número de exames cresce no SUS, mas há desigualdade regional
Levantamento mostra que Sudeste mais que dobrou a realização de exames, enquanto o Nordeste tem o menor avanço no período avaliado

*Com informações da Agência Brasil
O número de exames específicos para o diagnóstico de glaucoma realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 63% entre 2019 e 2024, segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Os dados mostram que o volume saltou de 1.377.397 exames em 2019 para 2.251.284 em 2024. Apesar do avanço, o ritmo desse crescimento não foi em todo o país.
De acordo com o CBO, o Sudeste lidera o crescimento, com aumento de 116% no número de exames realizados. Na contramão, o Nordeste apresentou o menor avanço, com crescimento de apenas 24% no mesmo período.
Três estados concentram maior volume de exames
Ao analisar os dados acumulados entre 2019 e 2024, três estados se destacam com os maiores números absolutos de exames para glaucoma no SUS.
São Paulo ocupa a primeira posição, com 2.689.770 exames realizados. Na sequência estão o Rio Grande do Sul, com 1.822.862, e Pernambuco, que soma 1.155.862 exames no período.
Por outro lado, os menores volumes de exames foram registrados na região Norte. O Amapá contabilizou apenas 45 exames realizados em cinco anos.
Acre e Rondônia também apresentam números baixos, com 4.072 e 12.595 exames, respectivamente.
"Mesmo considerando fatores como menor população, infraestrutura de saúde menos extensa ou particularidades regionais no acesso aos serviços, o apanhado também evidencia as diferenças na distribuição e no acesso aos serviços de diagnóstico de glaucoma dentro do território nacional", destacou o CBO.
Direitos dos pacientes
Apesar dos desafios, o CBO ressalta que pacientes com suspeita ou diagnóstico de glaucoma têm direitos assegurados dentro do SUS.
Isso inclui acesso gratuito a medicamentos utilizados no controle da doença, além de procedimentos cirúrgicos quando indicados.
Entretanto, a entidade destaca que a efetividade desses direitos depende diretamente da possibilidade de acesso rápido e eficaz aos serviços de diagnóstico.
Campanha nacional reforça importância do diagnóstico precoce
Durante o mês de maio, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) realizam mais uma edição da campanha nacional de conscientização sobre o glaucoma.
O objetivo é fortalecer políticas públicas, ampliar o acesso à informação e engajar os pacientes no tratamento.
O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à perda gradual da visão. O problema ocorre quando há aumento da pressão intraocular, que danifica o nervo óptico — estrutura responsável por transmitir as informações visuais dos olhos para o cérebro.
O maior desafio no controle do glaucoma está no fato de que, na maioria dos casos, ele não apresenta sintomas em suas fases iniciais. Isso faz com que muitas pessoas só descubram a doença quando a visão já está comprometida.
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />