Cais José Estelita: controle de velocidade será o maior desafio do novo sistema viário liberado nesta quarta-feira (2)
O perigo do excesso de velocidade no novo sistema viário ficou mais evidente porque o número de faixas aumentou e elas passaram a ter curvas

O novo sistema viário do Cais José Estelita, inaugurado nesta quarta-feira (2/7) no Recife, após mais de dois anos de obras e espera, é funcional e agradável, mas terá a velocidade desenvolvida pelos condutores como principal desafio.
O Cais José Estelita é um corredor fundamental para a ligação da área central do Recife com a Zona Sul da cidade, com interferência direta em bairros do Centro, como São José, Ilha do Leite e parte de Afogados. Por isso é tão importante.
O perigo do excesso de velocidade no novo sistema viário - que segue com a mesma velocidade máxima de 60 km/h de antes, vale destacar - ficou mais evidente por duas razões: a ampliação do número de faixas de rolamento, que passaram de quatro para seis faixas nos dois sentidos de tráfego e, principalmente, pela geometria do novo viário, agora com curvas e retornos.
Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), inclusive, tem feito o alerta para que os condutores não se empolguem com o novo viário e pisem no acelerador.
“É importante que os condutores tenham cuidado com a velocidade. Esse novo sistema viário, mais amplo, não é um convite à velocidade. É preciso respeitar os limites da via. Seguimos com a mesma circulação de origem e destino de antes. A única mudança foi o sistema viário, que deixa de ser apenas um tráfego de passagem e passa a ter mais possibilidades de circulação, inclusive com retornos”, afirmou.
NÚMERO DE RADARES DE VELOCIDADE, POR ENQUANTO, SERÁ O MESMO






Assim como antes, o Cais José Estelita segue com um único redutor de velocidade, que agora está instalado logo após a descida do Viaduto das Cinco Pontas, no sentido Centro-Zona Sul. O ponto escolhido pela CTTU, inclusive, é de fato o mais perigoso do novo viário porque, além da descida do viaduto, há uma curva à direita para acessar as novas faixas.
O equipamento, entretanto, ainda não foi ativado, o que acontecerá nos próximos dias. Segundo Taciana Ferreira, um segundo radar será instalado no sentido Zona Sul-Centro em breve, após os trâmites administrativos para aquisição do equipamento. O ponto exato de instalação ainda não foi definido porque a equipe técnica quer analisar o comportamento do tráfego para escolher o melhor local.
-
Cais José Estelita: demolição do Viaduto das Cinco Pontas está sob análise e poderá não acontecer
- Cais José Estelita: nova circulação abre espaço para construção do Parque das Águas, com 33 mil m² de área verde. Veja imagens
-
Cais José Estelita: novo sistema viário do Cais José Estelita entra em operação em junho para viabilizar grandes parques. Confira as mudanças no trânsito
O risco, entretanto e como sempre, será maior à noite, quando o radar estará ‘desligado’, como acontece com toda a fiscalização de velocidade do Recife há 19 anos, sempre das 22h às 5h. Mas, segundo a presidente da CTTU, a sinalização efetiva sobre o limite de velocidade no trecho será um alerta aos condutores à noite.
Um outro ponto do novo sistema viário do Cais José Estelita que funcionará como redutor de velocidade, tanto no sentido Centro-Zona Sul como no contrário, Zona Sul-Centro, fica na altura da travessia elevada construída para fazer a conexão para pedestres entre a Avenida Dantas Barreto e o Parque das Águas - batizado de Parque da Resistência Leonardo Cisneiros, um dos ativistas que lutaram para que a área do Cais não fosse apenas um empreendimento imobiliário privado e ganhasse 100 mil m² de área pública, dos 150 mil m² do projeto.
Dois PMVs (painéis de mensagens variáveis) também estão colocados ao longo do novo sistema viário para indicar o retorno e alertar sobre os limites de velocidade.
ENTENDA A NOVA CIRCULAÇÃO DO CAIS JOSÉ ESTELITA





Os dois sentidos da Avenida Engenheiro José Estelita, que até esta quarta-feira (2) eram utilizados pela população, foram definitivamente fechados para a construção do novo parque, que terá dez hectares de área pública.
Assim, o tráfego de veículos foi transferido para o novo sistema viário composto por seis faixas - três em cada sentido - construído pela iniciativa privada como uma das ações mitigadoras do Projeto Novo Cais. A liberação estava prevista para acontecer no dia 15 de junho, mas as obras atrasaram devido às chuvas.
-
Recife sem radares: desligamento da fiscalização de velocidade no Recife aumentou em 81% o número de sinistros com vítimas, aponta levantamento
-
Mortes no trânsito: 42% das vítimas do trânsito do Recife morrem à noite e de madrugada, quando a fiscalização de velocidade está desligada
-
Radares: nova fiscalização de velocidade do Recife tem inovações para a gestão do trânsito. Confira quais
A nova configuração propõe duas avenidas paralelas: uma junto à margem da Bacia do Pina (sentido Zona Sul–Centro) e outra posicionada atrás dos empreendimentos do Novo Cais (sentido Centro–Zona Sul). Retornos entre quadras foram implantados para facilitar a redistribuição do tráfego de veículos e para reduzir deslocamentos desnecessários.
Assim, os motoristas que trafegam no sentido Zona Sul-Centro pegarão o desvio logo após o Cabanga Iate Clube, no bairro do Cabanga, e seguirão pelas novas vias. Já os que trafegam no sentido contrário, Centro-Zona Sul, serão desviados para as novas faixas logo após os armazéns do Cais José Estelita.
O novo sistema também contará com ciclovias e calçadas mais largas. Após a conclusão do novo Parque das Águas, prevista para 2026, haverá o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, criando um eixo direto entre a Praça da República, no bairro de Santo Antônio, e o mar, com travessia nivelada para pedestres, permitindo que quem caminhe pelas calçadas da Dantas Barreto siga diretamente até a orla.
Em maio, quando o Consórcio Novo Recife apresentou oficialmente o projeto viário e de implantação dos parques, a informação era de que 90% dos trabalhos do novo sistema viário estavam concluídos. Boa parte do novo sistema viário está pronto há quase dois anos e sem utilização, aguardando a liberação jurídica-administrativa da área onde será erguido o Parque da Memória Ferroviária, que só aconteceu em 2024.