TRANSPORTE PÚBLICO | Notícia

Crise no transporte público: adiamentos da conclusão da licitação das linhas de ônibus impede investimentos na frota do Grande Recife

Mais da metade dos ônibus registrados em 2025 já ultrapassaram o tempo de vida útil recomendado, segundo cadastro de frota das permissionárias

Por Roberta Soares Publicado em 08/06/2025 às 8:00 | Atualizado em 08/06/2025 às 10:54

Por trás do envelhecimento da frota de coletivos da Região Metropolitana do Recife está a dificuldade que o governo do Estado - independentemente da gestão partidária - tem há mais de 12 anos em concluir a licitação remanescente das linhas de ônibus. O início da concorrência vem sendo adiado há anos, postergando, consequentemente, a nova operação do sistema, que poderia melhorar a qualidade do serviço para o passageiro.

A previsão atual é de que a licitação, agora, só aconteça em setembro de 2026, nove meses depois do último cronograma anunciado pelo Estado, que seria janeiro de 2026. E, mesmo assim, sob risco de novos adiamentos devido aos entraves do processo que seguem acontecendo nos bastidores da gestão estadual.

O governo de Pernambuco não se posicionou sobre o problema de envelhecimento da frota e os adiamentos da licitação remanescente do sistema de ônibus da RMR, que está sob sua gestão. A reportagem tentou ouvir o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), mas não obteve retorno.

Em nota enviada ao JC em março deste ano, quando foi publicada uma reportagem sobre o novo adiamento da licitação, o CTM informou apenas que a rede operacional seguia sendo atualizada pelos técnicos do governo, o mesmo argumento, vale ressaltar, feito também pelas gestões anteriores do órgão, ainda sob o PSB.

“Atualmente, está sendo atualizada a rede operacional a ser licitada (frota, viagens, quilometragem, quilometragem morta, entre outros), bem como os insumos que farão parte da planilha de custos para a nova licitação. Sendo superada essas etapas, segue abaixo a tabela com as etapas futuras que farão parte da Licitação dos Lotes Remanescentes (3 a 7)”, informou.

CRONOGRAMA ATUALIZADO DA LICITAÇÃO DAS LINHAS DE ÔNIBUS

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Frota do transporte coletivo envelhece e reduz número de veículos no Grande Recife - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Com o novo cronograma, a previsão é de que a licitação dos lotes remanescentes - os cinco lotes restantes representam 75% da operação - seja lançada apenas em novembro deste ano, após análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Pelo último calendário, a publicação do edital deveria ter sido feita em março, com expectativa de 90 dias para a conclusão do certame.

Confira o resumo em áudio da reportagem sobre o envelhecimento da frota de ônibus no Grande Recife:

Enquanto que os contratos com os novos operadores seriam assinados em julho e o início da transição operacional aconteceria a partir de outubro de 2025. Para, em janeiro de 2026, a operação efetiva dos lotes começar. Mas tudo foi adiado e, agora, o usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP/RMR) terá que esperar, no total, um ano e seis meses por uma nova operação do transporte público.

Confira o atual cronograma estimado para a licitação das linhas de ônibus da RMR

1) Conclusão dos ajustes/revisão dos estudos - 01/03/2025 (era julho/24)

2) Aprovação da documentação editalícia revisada pelo Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), Conselho Gestor do Programa de Parcerias Estratégicas (CPPPE), etc. - 01/05/25 (era setembro/2024)

3) Submissão ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) - 01/08/25 (era dezembro/2024)

4) Publicação do edital de licitação - 01/11/25 (era março/2025)

5) Abertura das propostas - 01/02/26 (era junho/2025)

6) Assinatura dos contratos - 01/03/26 (era julho/2025)

7) Início da transição operacional - 01/03/26 (era outubro/2025)

8) Operação efetiva dos lotes 3 a 7 pelas novas concessionárias - 01/09/26 (era janeiro/2026)

LICITAÇÃO DAS LINHAS DE ÔNIBUS INCOMPLETA HÁ 12 ANOS

Junior Souza/JC Imagem
Crise no transporte público: frota de ônibus nunca foi tão velha na Região Metropolitana do Recife - Junior Souza/JC Imagem

A nova concorrência abrange cinco lotes (3 a 7) do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), que correspondem a 75% da rede, com cerca de 260 linhas atualmente operadas por empresas permissionárias, ou seja, sem contrato licitado.

Os cinco lotes chegaram a ser licitados pelo Estado em 2013, com previsão de entrar em operação em 2014 e investimentos de R$ 10,5 bilhões ao longo de 15 anos. Mas os contratos nunca foram assinados porque os custos previstos ficaram altos demais para o Brasil pós euforia da Copa do Mundo de 2014.

Somente 25% da operação do sistema do Grande Recife foi licitada, enquanto que 75% seguiu com operadores permissionários, sem contrato jurídico de operação e dependendo, basicamente, da arrecadação tarifária.

GOVERNO DO ESTADO, SOB COMANDO DO PSB, REFEZ LICITAÇÃO EM 2022, QUE AINDA NÃO VINGOU

Oito anos depois, em 2022, o governo do PSB retomou o processo com uma nova proposta. Seria um pacote de R$ 15,3 bilhões em 20 anos de contrato - renováveis por mais cinco anos -, dos quais R$ 2,9 bilhões seriam de contraprestações do poder público (subsídios), R$ 2,2 bilhões seriam investimentos e R$ 12,4 bilhões seriam referentes a tarifas e receitas acessórias, como ganhos com publicidade e outras receitas extra tarifárias, por exemplo. Por ano, seria o equivalente a R$ 146 milhões em subsídios públicos e R$ 76.730 milhões em investimentos privados.

PPP NO LUGAR DE CONCESSÃO COMUM

A maior diferença da proposta, defendia o governo de Pernambuco, seria em relação ao modelo de contrato adotado até agora. Não seria uma concessão comum, mas uma Parceria Público Privada (PPP), o que, na visão do Estado, garantiria recursos para o transporte público.

Atualmente, embora o STPP venha recebendo subsídios públicos na ordem de R$ 250 milhões - começou com os dois lotes concessionados -, não é um recurso carimbado, certo no orçamento do governo.

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