Crise no transporte público: envelhecimento dos ônibus não é maior no Grande Recife porque concessionárias têm renovado a frota
O Conorte e a Mobibrasil venceram a primeira etapa da licitação das linhas de ônibus, ainda em 2013 e como preparação para a Copa do Mundo de 2014

O envelhecimento da frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife não está ainda pior porque as duas concessionárias do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) seguem, por força de contrato, comprando novos veículos.
Há investimentos - como os mais de cem ônibus novos, todos Euro6, adquiridos pelos consórcios Conorte e Mobibrasil, que operam no Grande Recife -, mas têm sido pouco para o passageiro porque são as permissionárias que atendem a mais de 75% da operação de transporte.
O Conorte e a Mobibrasil venceram a primeira etapa da licitação das linhas de ônibus, realizada ainda em 2013 e como preparação para a Copa do Mundo de 2014. “Essa é a grande diferença. As duas concessionárias têm contratos com o governo de Pernambuco, nos quais está prevista a renovação da frota de coletivos, mas também garantias de equilíbrio econômico-financeiro da operação, o que dá segurança para os investimentos”, alerta um operador em reserva.
NOVOS ÔNIBUS EURO 6


O Conorte, consórcio que integra as empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, fez um investimento significativo na implementação da tecnologia Euro 6 em sua frota de ônibus. A iniciativa pretende reduzir as emissões de poluentes provenientes do diesel.
Atualmente, o Conorte tem 149 veículos Euro 6 em operação e uma previsão para a inclusão de mais 39 veículos alongados, de 15 metros, equipados com ar-condicionado até dezembro deste ano.
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Para quem não sabe, a tecnologia Euro 6 representa um marco importante na diminuição da poluição. Os veículos equipados com ela foram projetados para minimizar a emissão de gases poluentes e partículas nocivas ao meio ambiente, atendendo a padrões de emissões mais rigorosos do que a tecnologia Euro 5.
Uma das principais vantagens da tecnologia Euro 6 é sua capacidade de reduzir as emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e HC (hidrocarbonetos). Essa inovação possibilita uma redução de até 77% na quantidade de poluentes em comparação com a Euro 5.
Confira o resumo em áudio da reportagem sobre o envelhecimento da frota de ônibus no Grande Recife:
A VOLTA DOS BRTS ARTICULADOS
Já a Mobibrasil, a segunda concessionária do STPP, fez investimentos no fim de 2024. Quando os passageiros do BRT pernambucano já estavam se despedindo dos tradicionais veículos que foram a marca do sistema nacional e mundialmente, a empresa adquiriu novos BRTs articulados para a operação.
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Os veículos foram para o Corredor Leste-Oeste, que tem quase 16 km de extensão e conecta a região Oeste do Grande Recife (Camaragibe e São Lourenço da Mata) ao centro da capital pernambucana, respondendo pelo transporte diário de 80 mil pessoas.
A Mobibrasil renovou parcialmente a frota dos BRTs articulados, com 20 novos veículos numa primeira fase. No total, a concessionária comprou 79 novos ônibus em um ano. Os novos BRTs substituíram os coletivos que hoje fazem a operação das linhas que saem do Terminal Integrado de Camaragibe, o principal do corredor: a 2450 (TI Camaragibe-Conde da Boa Vista) e a 2480 (TI Camaragibe-Derby. As duas linhas operam com 42 veículos e, destes, 20 foram renovados pela Mobibrasil.