Metrô do Recife quebra mais uma vez e passageiros seguem caminho andando pelos trilhos
Problema técnico entre a estação Jaboatão e Floriano paralisou o metrô e provocou interdição de todo o sistema da Linha Centro, segundo a CBTU

Um trem que operava no ramal Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife, apresentou um problema técnico e precisou interromper a viagem no trecho entre as estações Floriano e Jaboatão.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o maquinista chegou a informar os passageiros sobre a ocorrência, mas, antes da atuação da equipe técnica, parte dos usuários desembarcou e passou a caminhar pelos trilhos.
O problema aconteceu durante as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (04) de chuvas na Região Metropolitana do Recife e impactou diretamente a operação da Linha Centro do metrô do Recife. Até o momento, a CBTU não detalhou qual foi a falha técnica que causou a paralisação do trem.
Abertura de portas
De acordo com a CBTU, em nota, "é de costume" a abertura de portas sempre que um trem permanece parado por tempo superior ao habitual.
“Um trem que circulava entre as estações Floriano e Cavaleiro, com destino ao Recife, apresentou um problema técnico. O maquinista informou aos passageiros sobre o problema, mas, como é de costume, as portas foram abertas e os passageiros desceram nos trilhos, antes da atuação do maquinista, causando todos os transtornos e perigos que essa atitude oferece”, diz nota da CBTU.
Andar pelos trilhos traz o risco de choque elétrico em algumas áreas da via, quedas e acidentes relacionados à infraestrutura ferroviária.
- Governo federal vai lançar programa para financiar motos a entregadores em meio à explosão de quedas e colisões nas ruas do País
- Obra de esgoto interdita trechos em avenida de Boa Viagem
-
Crise no transporte intermunicipal: concorrência dos clandestinos, falta de fiscalização do Estado e crise financeira provocam suspensão de linhas de ônibus ligando Recife ao interior de Pernambuco
Sistema foi normalizado
O funcionamento da Linha Centro retornou à operação às 7h45, informou a companhia.
Mais uma paralisação
Já na tarde quinta-feira (5), o ramal Camaragibe precisou ser paralisado pelo risco de queda de uma árvore que teria 'envergado' em cima da rede aérea. A normalização ocorreu apenas na manhã desta sexta-feira, após uma hora do início habitual do transporte, que é ás 5h.
Concessão do Metrô do Recife deve ocorrer até o fim de 2026
A concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada está prevista para ser concluída até o final de 2026, com o início da operação sob gestão privada programado para o ano seguinte.
As informações constam no cronograma do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao qual a Coluna Mobilidade do JC teve acesso.
O processo faz parte do programa de desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que busca repassar a administração do sistema metroferroviário ao setor privado.
As discussões em torno da proposta de estadualização e posterior concessão tiveram início em 2022. A modelagem e os valores relacionados ao projeto foram apresentados ao Ministério da Economia em 2021 e receberam aprovação da equipe técnica encarregada pelos estudos.