Diga a Série D que não fico! Santa Cruz arranca empate heróico com o América-RN e sobe para Série C
Como ganhou o primeiro confronto, o resultado foi suficiente para tirar o Tricolor depois de quatro anos no fundo do poço do futebol brasileiro

Uma célebre frase de Dom Pedro I marcou o início do processo que culminou na Independência do Brasil, anualmente celebrada em 7 de setembro. A partir de 2025, a data tem outro significado para os torcedores do Santa Cruz: o acesso à Série C! A Cobra Coral retorna a Terceira Divisão, após queda em 2021.
Na Arena das Dunas, para o bem dos tricolores e felicidade geral da nação coral, o empate em 1 a 1 deu a classificação para a semifinal do Brasileirão Série D e consequentemente a admissão. Aos 37 minutos da segunda etapa, o volante Wagner Balotelli colocou seu nome na história do Time do Povo!
O clube das três cores possuía a vantagem da igualdade no confronto de volta das quartas de final, pois ganhou a partida de ida por 1 a 0, na Arena de Pernambuco, com gol do atacante Ariel.
Como a temporada continua, agora o objetivo é o título da competição nacional (que escapou em 2011). O adversário é o Maranhão, que surpreendeu e eliminou o favorito ASA-AL no sábado (06/09).
A Rádio Jornal transmitiu todas as emoções o jogo com narração de Aroldo Costa, comentários de Ralph de Carvalho e João Victor Amorim nas reportagens e Marcelo Araújo no Plantão Esportivo.
América-RN x Santa Cruz: Resumo do jogo
O primeiro tempo foi um verdadeiro embate entre ataque e defesa, principalmente pelo lado esquerdo. Em um desses ataques, a equipe chegou a ter um pênalti a seu favor, que foi anulado após revisão do VAR.
Mesmo com o domínio do Mecão, Rokenedy não foi muito exigido. E o Santa teve a chance de ouro: Thiago Galhardo recebeu lançamento de Wagner Balotelli e finalizou à queima-roupa, mas o goleiro defendeu.
A superioridade do América-RN se concretizou logo no início do segundo tempo. Após erro na saída de bola, Aruá aproveitou para mandar uma bomba de fora da área e abrir o placar para o Alvirrubro.
Com o confronto mais disputado no meio-campo, o clube pernambuco, já tendo três zagueiros em campo, conseguiu conter o ímpeto dos mandantes e também criou bons lances, até conseguir o gol salvador.
Após cobrança de falta de Willian Júnior, Balotelli desviou a bola para as redes. No último minuto, Gabriel Lima chutou e levou muito perigo. Mas os deuses do futebol já tinham selado a vaga do Santa Cruz!
América-RN x Santa Cruz: Ficha do jogo
América-RN: Renan Bragança, Ricardo Luz (Lucas Mendes), Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira; Ferreira (Heliardo), Alexandre Aruá (Marquinhos) e Souza; Gabriel Lima (Thiaguinho), Hebert e Salatiel (Giva). Técnico: Gerson Gusmão.
Santa Cruz: Rokenedy; Toty, Eurico, William Alves e Nathan (Rodrigues); Wagner Balotelli, Pedro Favela (Gabriel Galhardo) e Willian Júnior; Geovany (Adaílson), Renato (Matheus Vinícius) e Thiago Galhardo (Thiaguinho). Técnico: Marcelo Cabo.
Cartões amarelos: Rennan Siqueira, Hebert e Ricardo Luz (AME); William Alves (SCZ). Público total: 29.807 torcedores. Renda: R$ 741.604,00
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC); Assistente 1: Alex Dos Santos (SC); Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro (SC); Quarto Árbitro: Franciel Dos Santos Martins (SC); VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).